Aflições de discentes negros em relação ao pertencimento acadêmico

Afflictions of black students in relation to academic belonging

Authors

  • Tauana Aparecida de Oliveira
  • Marcia Denise de Lima Dias
  • Jefferson Olivatto da Silva

Keywords:

pertencimento, Reconhecimento, saúde, educação.

Abstract

Neste artigo buscou-se debater questões de saúde e aflições de discentes negros da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) em relação ao pertencimento e reconhecimento étnico em Guarapuava no Paraná, advindas de experiências discriminatórias vividas por estes na sociedade, sobretudo no ambiente acadêmico. Analisamos as barreiras encontradas para o reconhecimento e pertencimento étnico de discentes negros que ingressam na universidade e como as experiências discriminatórias são refratárias à trajetória acadêmica. Tratou-se de uma pesquisa etnográfica, exploratória e descritiva, fundamentada nas Constelações de Aprendizagens para compreender as dificuldades dos discentes negros em se reconhecer e pertencer ao ambiente acadêmico e se elas existem. A partir das Constelações de Aprendizagem e de relatos encontrados em uma dissertação, foi possível compreender, em partes, como se dão essas aflições e o que pensam os discentes negros sobre isso. Para os discentes negros somente o apoio familiar é ação positiva encontrada na universidade para a conclusão de suas graduações.

Published

2022-03-04

How to Cite

DE OLIVEIRA, T. A. .; DE LIMA DIAS, M. D. .; DA SILVA, J. O. . Aflições de discentes negros em relação ao pertencimento acadêmico: Afflictions of black students in relation to academic belonging. Journal Archives of Health, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 119–125, 2022. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/916. Acesso em: 28 apr. 2024.