Aflições de discentes negros em relação ao pertencimento acadêmico
Afflictions of black students in relation to academic belonging
Keywords:
pertencimento, Reconhecimento, saúde, educação.Abstract
Neste artigo buscou-se debater questões de saúde e aflições de discentes negros da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) em relação ao pertencimento e reconhecimento étnico em Guarapuava no Paraná, advindas de experiências discriminatórias vividas por estes na sociedade, sobretudo no ambiente acadêmico. Analisamos as barreiras encontradas para o reconhecimento e pertencimento étnico de discentes negros que ingressam na universidade e como as experiências discriminatórias são refratárias à trajetória acadêmica. Tratou-se de uma pesquisa etnográfica, exploratória e descritiva, fundamentada nas Constelações de Aprendizagens para compreender as dificuldades dos discentes negros em se reconhecer e pertencer ao ambiente acadêmico e se elas existem. A partir das Constelações de Aprendizagem e de relatos encontrados em uma dissertação, foi possível compreender, em partes, como se dão essas aflições e o que pensam os discentes negros sobre isso. Para os discentes negros somente o apoio familiar é ação positiva encontrada na universidade para a conclusão de suas graduações.