Análise do perfil epidemiológico de acidentes por animais peçonhentos no estado de Goiás

Analysis of the epidemiological profile of accidents caused by venomous animals in the state of Goiás

Authors

  • Ana Clara Ferreira Crispim
  • Ana Carolina Pires Mota
  • Barbara Jeovana Rodrigues de Moura
  • Alexandre de Medeiros Borges
  • Vinicius Borges dos Santos
  • Sabrina Oliveira Carvalho
  • Evelyn Thamara de Almeida
  • Pedro Ivo Galdino da Costa
  • Taynara Carrijo Moreira
  • Thiago Melanias Araujo de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv3n6-001

Keywords:

animais peçonhentos, epidemiologia, Goiás

Abstract

Os animais ditos como peçonhentos são caracterizados como aqueles que tem a capacidade de produção ou modificação de algum veneno e conseguem injeta-lo na sua presa ou predador. Os principais exemplos no território brasileiro envolvendo as repercussões na saúde públicas são as serpentes, escorpiões, aranhas, escorpiões, lagartas e abelhas. Os acidentes por animais peçonhentos muitas vezes são ordinariamente banalizados devido a insuficiência de dados coletados, devido a subnotificação e até mesmo omissão dos casos. A principal consequência disto é a insuficiência de soro especifico para tratamento e precariedade nas condutas terapêuticas. Nesse viés, levando em consideração que os acidentes com animais peçonhentos são um problema de saúde pública, o presente artigo teve como objetivo descrever o perfil epidemiológico dos casos de acidentes por animais peçonhentos em Goiás, entre 2011 e 2021, evidenciando a espécie do animal que causou o acidente, a faixa etária dos indivíduos acometidos e a macrorregião de saúde por notificação, sendo que os dados levantados nesse estudo, poderão servir de subsídio teórico para pesquisas posteriores . Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo, de natureza epidemiológica e análise quantitativa. Os dados foram obtidos por meio do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), no endereço eletrônico (http://www.datasus.gov.br) e na base de dados SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). No estudo em questão, averiguamos o perfil epidemiológico de acidentes por animais peçonhentos por meio da análise de dados disponíveis no DATASUS no intervalo entre 2011 e 2021. As variáveis analisadas foram gênero, faixa etária, região e tipos de acidentes. Destarte, definimos como, predominantemente, do gênero masculino entre 20 e 39 anos. Ademais, ao analisarmos as microrregiões do estado, nota-se que o entorno de Brasília apresenta o maior número de casos. Conclui-se também que acidentes por serpentes são aqueles considerados mais graves.

References

ALENCAR, E. S.; ARAÚJO, M. H. S.; CARVAL, A. V. D. Acidentes por animais peçonhentos no município de Guaraí (TO) no período de 2015-2017. MEDICUS, [s. l.], v. 1, p. 10-21, 2019. 2674-6484. DOI: https://doi.org/http://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2019.001.0002.

BOCHNER, Rosany. ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS: ASPECTOS HISTÓRICOS, EPIDEMIOLÓGICOS, AMBIENTAIS E SÓCIO-ECONÔMICOS. Orientador: Claudio José Struchiner. 2003. Tese (Doutorado) - Curso de Centro de Informação Científica e Tecnológica, FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2003.

MEDEIROS, A. M. D. B. et al. Perfil epidemiológico de acidentes por animais peçonhentos em Minas Gerais. Research, Society and Development, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 1-9, 2022. 2525-3409 . DOI: https://doi.org/http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i1.24612.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos. 2. ed. Brasília: FUNASA, 2001.

SINAN - SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO. Portal SINAN. [S.l.]. Coordenação Geral de Doenças Transmissíveis, 2019. Disponível em: http://portalsinan.saude.gov.br/acidente-por-animais-peconhentos. Acesso em: 21 jul. 2022.

Published

2022-09-27

How to Cite

CRISPIM, A. C. F. .; MOTA, A. C. P. .; DE MOURA, B. J. R. .; BORGES, A. de M. .; DOS SANTOS, V. B. .; CARVALHO, S. O. .; DE ALMEIDA, E. T. .; DA COSTA, P. I. G. .; MOREIRA, T. C. .; DE OLIVEIRA, T. M. A. . Análise do perfil epidemiológico de acidentes por animais peçonhentos no estado de Goiás: Analysis of the epidemiological profile of accidents caused by venomous animals in the state of Goiás. Journal Archives of Health, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 685–693, 2022. DOI: 10.46919/archv3n6-001. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/1162. Acesso em: 12 apr. 2024.