Os benefícios da atividade rítmica no cotidiano escolar
Los beneficios de la actividad rítmica en la vida escolar cotidiana
DOI:
https://doi.org/10.46814/lajdv4n1-021Keywords:
atividade rítmica, escola, educação física.Abstract
A atividade rítmica se constitui numa forma de expressão corporal e tais atividades podem ser definidas por comunicação e expressão através de meio de sons e gestos, tratando-se especificamente das danças, músicas e brincadeiras cantadas. Nessas atividades rítmicas encontram-se subsídios para desenvolver o processo de informação e formação dos códigos corporais. Nota-se que à maioria dos professores que atuam nas escolas tem dificuldades de desenvolver a dança e as atividades rítmicas. O objetivo será o de valorizar a realização das atividades rítmicas por meio das aulas de Educação Física como um dos elementos na construção da alfabetização do aluno na fase pré-escolar. A dança se apresenta enquanto forma de comunicação, considerada a mais antiga, desde os tempos primitivos, os homens já utilizavam para expressar seus sentimentos e desejos, “a dança é um modo de existir”, sendo assim a dança pode ser uma experiência da beleza onde os corpos são múltiplos e conscientes da própria mentalidade e sensíveis à expressividade do outro”. As atividades rítmicas pertencentes à cultura corporal, podendo ser desenvolvida nas aulas de Educação Física Escolar, de forma coerente e dinâmica, por meio desta área do conhecimento pode ser desenvolvido os aspectos psicomotores e sócio afetivo dos alunos. Está evidente que as atividades rítmicas e a dança são conteúdos, capazes de contemplar diversas finalidades no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Essa prática corporal pode estar na escola de acordo com os pressupostos educacionais e ser adaptada conforme as necessidades e características no contexto escolar. Sendo assim, a Educação Física deve permitir que os alunos participem ativamente das aulas considerando as suas próprias percepções. Metodologia: este trabalho tem fundamento bibliográfico e a pesquisa cunho qualitativo. Conclui-se: ao vivenciar estas práticas corporais, o aluno poderá se desenvolver o esquema corporal, estrutura espacial, orientação temporal junto com os aspectos psicomotor e sócio afetivo, assim os sujeitos poderão ter oportunidades e vivências para se posicionar de forma crítica perante as circunstancias que lhe são apresentadas no seu dia a dia.