O silenciamento e a censura no discurso pedagógico escolar das décadas de 60 e 70: Reverberações nos saberes e práticas de sujeitos no sistema atual de ensino Brasileiro

The silencing and the censorship in the sixties and seventies school pedagogic speech: Reverberations in the knowledge and practices of subjects in the current Brazilian educational system

Authors

  • Filomena Elaine Paiva Assolini
  • Juliana Cássia de Sousa Yamaguti
  • Rafael Cardoso de Mello

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv4n1-015

Keywords:

análise de discurso, regime ditatorial, prática pedagógica

Abstract

Fundamentados na Análise de Discurso de matriz francesa pecheuxtiana, apresentamos resultados de uma pesquisa que investigou o processo de produção de sentidos nas décadas de 60 e 70, em especial, nos materiais didático-pedagógicos utilizados por sujeitos-professores nas aulas de Educação Moral e Cívica. Nosso corpus é constituído por livros didáticos dessa disciplina, e também de depoimentos escritos por sujeitos-professores inseridos atualmente no sistema de ensino brasileiro. Observamos vestígios de silenciamento e de interdição de sentidos nos dizeres desses profissionais, em situações de formação continuada. Entretanto, vimos que o discurso dos professores produz também resistências, deslocamentos e outras significações. Sendo assim, defendemos a educação escolar que ofereça, aos educadores e educandos, oportunidades de dizerem(-se), a fim de que possam escutar e estranhar os sentidos que (re)produzem, ressignificando-os se necessário.

Published

2022-02-16

How to Cite

ASSOLINI, F. E. P. .; YAMAGUTI, J. C. de S. .; DE MELLO, R. C. . O silenciamento e a censura no discurso pedagógico escolar das décadas de 60 e 70: Reverberações nos saberes e práticas de sujeitos no sistema atual de ensino Brasileiro: The silencing and the censorship in the sixties and seventies school pedagogic speech: Reverberations in the knowledge and practices of subjects in the current Brazilian educational system. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 202–220, 2022. DOI: 10.46814/lajdv4n1-015. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/891. Acesso em: 22 jun. 2024.
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