Estado da arte das pesquisas sobre ENEM no Brasil
State of the art of research on ENEM in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.46814/lajdv3n5-018Keywords:
Ensino Médio, Currículo, ENEMAbstract
Levantamento de pesquisas que abordam a percepção das relações entre o ENEM e o currículo do Ensino Médio brasileiro. Realizou-se revisão da literatura especializada sobre o tema, com levantamento de publicações dos últimos 15 anos, buscando identificar artigos em Língua Portuguesa, indexados acerca do tema. A coleta de dados ocorreu em novembro de 2018, com levantamento na base digital de dados da CAPES e da SCIELO com periódicos indexados no período de 2003 a 2018. A partir categorização das pesquisas, apresenta-se a descrição do material selecionado, analisando as peculiaridades dos artigos, tais como o tipo de pesquisa desenvolvida em cada um deles e a discussão empreendida sobre ENEM e Currículo do Ensino Médio no Brasil. A abordagem focada na relação entre ENEM e currículo do Ensino Médio caracteriza oportunidade relevante na perspectiva de compreender a adequação do sistema educacional brasileiro às proposições do exame no âmbito da sociedade globalizada.
Survey of research that addresses the perception of the relationship between ENEM and the Brazilian high school curriculum. A review of the specialized literature on the subject was carried out, with a survey of publications from the last 15 years, seeking to identify articles in Portuguese, indexed on the subject. Data collection took place in November 2018, with a survey in the digital database of CAPES and SCIELO with indexed journals in the period from 2003 to 2018. From the categorization of research, the description of the selected material is presented, analyzing the peculiarities of the articles, such as the type of research developed in each one of them and the discussion carried out on ENEM and High School Curriculum in Brazil. The approach focused on the relationship between ENEM and the high school curriculum characterizes a relevant opportunity from the perspective of understanding the adequacy of the Brazilian educational system to the exam's propositions within the scope of the globalized society.