A comunicação de marca entre a publicidade de ontem e as novas gerações de consumidores: tensões e transformações
The brand communication between yesterday's advertising and new generations of consumers: tensions and transformations
DOI:
https://doi.org/10.46814/lajdv3n5-017Keywords:
publicidade, inovação, Devassa, celebridade, conceito de marcaAbstract
A publicidade se encontra em processo de transformação impulsionada, por um lado, pelo uso crescente de tecnologias da informação nas relações interpessoais e de consumo, e por outro, pela quebra das fronteiras rígidas entre as disciplinas de comunicação, decorrente do surgimento de formatos híbridos de ações marcárias, tanto em objetivos quanto em linguagem. O case Devassa Bem Loura, escolhido como exemplar das transformações em curso, ilustra a fase atual da publicidade em tensão entre esquemas criativos do passado e tendências inovadoras de difusão e persuasão.
The advertising industry is undergoing a transformation process driven, on the one hand, by the growing use of information technologies in interpersonal and consumer relations, and on the other hand, by the breakdown of rigid boundaries between communication disciplines, resulting from the emergence of hybrid formats of branding actions, both in objectives and language. The Devassa Bem Loura case, chosen as an example of the ongoing transformations, illustrates the current phase of advertising in tension between past creative schemes and innovative trends of diffusion and persuasion.