Introduzindo a geometria fractal no ensino médio: uma abordagem baseada nas formas dos objetos construídos pela natureza

Introducing fractal geometry in high school: an approach based on the shapes of objects built by nature

Authors

  • Alceu Domingues Alves
  • Josinalva Estacio Menezes
  • Romildo de Albuquerque Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n5-014

Keywords:

Geometria Euclidiana, Geometria Fractal, Construtos pessoais, Ciclo da experiência de KellY

Abstract

A Geometria Fractal é um tema que tem sido pouco explorado nos ensinos fundamental e  médio, apesar da sua extrema utilidade na descrição das formas construídas pela natureza. O objetivo geral desse trabalho foi propor e analisar estratégias didáticas para ensinar a geometria fractal, no ensino fundamental e médio, a partir da observação dos objetos e fenômenos naturais e criados pelo homem. Apesar da perfeita adequação das estratégias didáticas propostas a todo ensino básico a  amostra trabalhada foi constituída de só por alunos de uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da rede oficial de ensino do Estado de Pernambuco. A teoria dos construtos pessoais de Kelly  foi o método usado na realização da pesquisa. Os resultados obtidos sugerem que os estudantes ampliaram seus construtos pessoais em função da intervenção didática proposta e que é possível introduzir no ensino médio a geometria fractal.

 

Fractal Geometry is a topic that has been little explored in elementary and high schools, despite its extreme usefulness in describing the shapes built by nature. The general objective of this work was to propose and analyze didactic strategies to teach fractal geometry, in elementary and high school, based on the observation of natural and man-made objects and phenomena. Despite the perfect adequacy of the proposed didactic strategies to all basic education, the studied sample consisted of only students from a third-year high school class in a public school in the official teaching network in the State of Pernambuco. Kelly's personal constructs theory was the method used in conducting the research. The results obtained suggest that students expanded their personal constructs as a result of the proposed didactic intervention and that it is possible to teach fractal geometry in high school.

Published

2021-09-08

How to Cite

ALVES, A. D. .; MENEZES, J. E.; NOGUEIRA, R. de A. . Introduzindo a geometria fractal no ensino médio: uma abordagem baseada nas formas dos objetos construídos pela natureza: Introducing fractal geometry in high school: an approach based on the shapes of objects built by nature. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 2847–2857, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n5-014. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/749. Acesso em: 30 nov. 2023.
<br data-mce-bogus="1"> <br data-mce-bogus="1">