O ensino da língua brasileira de sinais na modalidade a distância e a formação docente
The teaching of brazilian sign language at a distance and teacher training
DOI:
https://doi.org/10.46814/lajdv3n4-050Keywords:
Formação docente, Ensino da língua brasileira de sinais, Educação a distância, Educação de surdosAbstract
RESUMO
Este estudo investiga o ensino da língua brasileira de sinais na modalidade a distância em um curso de formação de professores. Tem como objetivo compreender as implicações conceituais, metodológicas e práticas na formação inicial de pedagogos. Divide-se em três seções pelas quais foi possível desenvolver objetivos específicos e educação de surdos nos contextos históricos mundial, de Brasil e Minas Gerais; conhecer, na visão dos gestores, quais as implicações pedagógicas e institucionais interferem na implantação desse processo, a partir do que foi possível destacar quais limites se apresentam para o processo de ensino e aprendizagem da língua brasileira de sinais a distância na formação docente. Os procedimentos metodológicos utilizados se basearam em fundamentos da pesquisa qualitativa; os estudos teóricos se fundamentaram em autores que debatem a educação de surdos, o ensino da língua de sinais e a educação a distância, cujos referenciais teóricos e legais foram coletados em repositórios institucionais de teses e pesquisas, sites institucionais da área da educação e de legislações referentes aos temas investigados, bem como no Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e em periódicos científicos educacionais atuais.
ABSTRACT
This study investigates the teaching of Brazilian Sign Language at a distance in a teacher education course. It aims to understand the conceptual, methodological and practical implications in the initial training of educators. It is divided into three sections through which it was possible to develop specific objectives and deaf education in the historical contexts of the world, Brazil and Minas Gerais; to know, in the view of managers, what pedagogical and institutional implications interfere with the implementation of this process, from which it was possible to highlight what limits are presented for the process of teaching and learning Brazilian sign language at a distance in teacher training. The methodological procedures used were based on qualitative research foundations; the theoretical studies were based on authors who discuss deaf education, sign language teaching and distance education, whose theoretical and legal references were collected in institutional repositories of theses and research, institutional websites in the field of education and legislation on the topics investigated, as well as in the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and in current educational scientific journals.