Um estudo sobre os possíveis contatos envolvendo alunos em salas de aulas

A study about possible contacts involving students in classrooms

Authors

  • Severino Horácio da Silva
  • Michelli Karinne Barros da Silva

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv3n4-030

Keywords:

Atividades escolares, COVID-19, Cálculo Combinatório, GeoGebra

Abstract

No início da pandemia da COVID-19 as escolas brasileiras foram fechadas com o objetivo de conter a disseminação do vírus. Diante da discussão sobre a reabertura das escolas, neste trabalho, consideramos alguns cenários típicos de salas de aulas e através de um cálculo combinatório deduzimos o número de pessoas que cada aluno estaria exposto, bem como o número de possíveis contatos cruzados entre cada aluno e as pessoas expostas. Os cenários considerados foram ilustrados por figuras construídas no software de geometria dinâmica GeoGebra, onde as pessoas são representadas por vértices de polígonos e os contatos cruzados entre as pessoas pelas diagonais desses polígonos. Acreditamos que as informações referentes a contatos sejam relevantes, em momentos de pandemia, uma vez que os contatos potencializam o contágio.

Published

2021-07-16

How to Cite

DA SILVA, S. H. .; DA SILVA, M. K. B. . Um estudo sobre os possíveis contatos envolvendo alunos em salas de aulas: A study about possible contacts involving students in classrooms. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 2087–2096, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n4-030. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/473. Acesso em: 8 dec. 2023.
<br data-mce-bogus="1"> <br data-mce-bogus="1">