Um estudo sobre os possíveis contatos envolvendo alunos em salas de aulas
A study about possible contacts involving students in classrooms
DOI:
https://doi.org/10.46814/lajdv3n4-030Keywords:
Atividades escolares, COVID-19, Cálculo Combinatório, GeoGebraAbstract
No início da pandemia da COVID-19 as escolas brasileiras foram fechadas com o objetivo de conter a disseminação do vírus. Diante da discussão sobre a reabertura das escolas, neste trabalho, consideramos alguns cenários típicos de salas de aulas e através de um cálculo combinatório deduzimos o número de pessoas que cada aluno estaria exposto, bem como o número de possíveis contatos cruzados entre cada aluno e as pessoas expostas. Os cenários considerados foram ilustrados por figuras construídas no software de geometria dinâmica GeoGebra, onde as pessoas são representadas por vértices de polígonos e os contatos cruzados entre as pessoas pelas diagonais desses polígonos. Acreditamos que as informações referentes a contatos sejam relevantes, em momentos de pandemia, uma vez que os contatos potencializam o contágio.