Comparação dos métodos numéricos na solução De problemas da fluidodinâmica computacional

Authors

  • Willis Alcantara Manzan Júnior
  • Felipe Pamplona Mariano

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv2n6-020

Keywords:

Fluidodinâmica Computacional, Método espectral de Fourier, Método de Diferenças Finitas, Método de Runge-Kutta, Método de Euler

Abstract

O presente trabalho tem como propósito apresentar uma comparação entre dois métodos numéricos: o Método de Diferenças Finitas (MDF) e o Método Espectral de Fourier (MEFo). Ambos os métodos são utilizados para resolver a equação de Burgers, a qual é uma equação diferencial parcial (EDP), que modela a difusão e a advecção de uma dada propriedade física, é uma equação importante na hierarquia dos problemas de Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD). Também é estudada a influência de dois métodos numéricos clássicos de avanço temporal, o Método de Euler (ME) e o Método de Runge-Kutta (MRK) de quarta ordem. Como resultado constatou-se que é importante adequar a discretização espacial com a temporal, de forma que se tenha uma solução numérica acurada e com eficiência computacional.

Published

2021-01-28

How to Cite

JÚNIOR, W. A. M. .; MARIANO, F. P. . Comparação dos métodos numéricos na solução De problemas da fluidodinâmica computacional. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 582–588, 2021. DOI: 10.46814/lajdv2n6-020. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/148. Acesso em: 24 jul. 2024.
<br data-mce-bogus="1"> <br data-mce-bogus="1">