Polímeros: uma abordagem investigativa alicerçada na teoria da aprendizagem significativa e nos três momentos pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.46814/lajdv5n2-021Keywords:
polímeros, conceitos químicos, aprendizagem, investigaçãoAbstract
O estudo aqui descrito objetivou verificar a eficiência de uma atividade experimental investigativa utilizada com foco nos processos de ensino e de aprendizagem de polímeros em uma turma de terceiro ano do ensino médio. Para isso, desenvolveu-se uma sequência didática, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa e nos Três Momentos Pedagógicos, relacionando o cotidiano dos alunos com o conteúdo abordado. A aplicação de questionários inicial e final, um diário de observações e a construção de mapas conceituais configuram-se nos instrumentos de coleta de dados. Os resultados deste trabalho evidenciaram a aprendizagem significativa dos alunos sobre o objeto de estudo, no que tange às propriedades, classificação e aplicações no cotidiano. Além disso, observou-se que os alunos demonstraram preocupação com os impactos ambientais associados ao descarte e à utilização dos polímeros e reconhecido a utilização de polímeros biodegradáveis e a reciclagem como formas de minimizar tais impactos.
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