Estudo das interseções entre a nova retórica e o interacionismo simbólico de Erving Goffman
DOI:
https://doi.org/10.46814/lajdv5n2-019Keywords:
retórica, nova retórica, argumentação interacionismo simbólico, Erving GoffmanAbstract
O presente trabalho tem seu foco dirigido para a análise das proposições teóricas do cientista social Erving Goffman, mais precisamente para suas observações sobre as interações cotidianas, a partir dos termos e conceitos criados por ele, com o objetivo de encontrar pontos de diálogo entre a sua temática e as formulações provenientes da Nova Retórica, com destaque para as questões pertinentes ao campo educacional.
References
COELHO, Marcelo Bafica. Por uma análise retórica das práticas educativas em programas de pós-graduação em educação / Marcelo Bafica Coelho. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.98f.
COELHO, Marcelo Bafica; BANNELL, Ralph Ings. Argumentação no Ensino Superior. Pós-Graduação: O local da Razão? Rio de Janeiro, 2013. 241 p. Tese de Doutorado - Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana; tradução de Maria Célia Santos Raposo. 18a. edição – Petrópolis - RJ, Vozes, 2011.
_______________. Ritual de interação: Ensaios sobre o comportamento face a face; tradução de Fábio Rodrigues Ribeiro da Silva. 2a. edição – Petrópolis - RJ, Vozes, 2012.
PERELMAN, Chaïm. O império retórico: retórica e argumentação. Porto – Portugal, Edições ASA – 1ª edição 1993.