Atração e retenção de clientes: o caso de farmácias de manipulação

Authors

  • Helder Danilo Fernandes Lima
  • Marconi da Silva Leite Júnior
  • Maria de Fátima Silva Oliveira
  • Renan Felipe de Oliveira Coqueijo

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv5n2-014

Keywords:

marketing, relacionamento, atração e retenção, clientes

Abstract

Esse estudo procurou identificar os programas de fidelização que as farmácias de manipulação adotam para evitar a perda de seus clientes, os quais constituem o capital social mais importante das organizações atualmente. A pesquisa foi baseada nos conceitos teóricos do marketing de relacionamento com o cliente e realizada através de uma pesquisa quantitativa aplicada com os diretores e farmacêuticos responsáveis pelas farmácias estudadas. Os resultados demonstram que programas de fidelização são utilizados nas empresas estudadas, sendo, contudo, aplicados ainda de forma incipiente pelas mesmas.

References

ALMEIDA, G. Wildberger; MELLO, R. Coutinho. Uso de Novas Tecnologias de Informação por Profissionais da Área da Saúde na Bahia. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 8, n. 3, p. 9-27, jul./set. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552004000300002

D'ANGELO, A. Cauduro; SCHNEIDER, Heleno; LARÁN, J. Aita. Marketing de Relacionamento junto a Consumidores Finais: um Estudo Exploratório com Grandes Empresas Brasileiras. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 10, n. 1, p.73-93, jan./mar. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552006000100005

FARIA, João A. Cardozo. Marketing de Relacionamento: A Conquista do consumidor através dos programas de fidelidade. (2004). Disponível em: <http://gestcorp.iv.org.br/portal/monografias/pdf/64.pdf/>. Acesso em: 03 maio 2010.

FIGUEIREDO, Kleber Fossati; OZÓRIO, Giovana Benevides; ARKADER, Rebecca. Estratégias de recuperação de serviço no varejo e seu impacto na fidelização dos clientes. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 6, n. 3, p.55-73, set./dez. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552002000300004

GUILHOTO, Lúcia de Fátima Martins; TOLEDO, Geraldo Luciano; TOLEDO, Luciano Augusto. O uso do database marketing como fonte de vantagem competitiva no Comércio Eletrônico. (2003). Disponível em <http://www.ead.fea.usp.br/Semead/6semead/MKT/004Mkt - O Uso do Database Marketing.doc>. Acesso em: 01 maio 2010.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. (2008). Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 13.ed. São Paulo: Prentice Hall Brasil.

MILAN, Gabriel Sperandio. A Prática do Marketing de Relacionamento e a Retenção de Clientes: um estudo aplicado em um ambiente de serviços. (2006). <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/6463/000530279.pdf?sequence=1 >. Acesso em: 02 maio 2010.

ROBBINS, Stephen P. (2005). Comportamento Organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil.

SLONGO, L. Antonio; MÜSSNICH, Rafael. Serviços ao Cliente e Marketing de Relacionamento no Setor Hoteleiro de Porto Alegre. Revista de Administração Contemporânea, v. 9, n. 1, p.149-17, jan./mar. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552005000100008

SOUZA, G. Lopez. Proposta de Fidelização do Cliente Como Diferencial

Competitivo da Empresa Support Lopes Corretora de Seguros LTDA. (2007). <http://www.unirg.edu.br/cur/adm/arq/TCC2007_2/TCC - Graziany Lopes de Souza.pdf> Acesso em: 02 maio 2010.

SOUZA Neto, Arcanjo Ferreira de; MELLO, Sérgio Carvalho Benício. Características dos relacionamentos estabelecidos em diferentes contextos de serviços sob a ótica do consumidor. Revista de Administração de Empresas, v. 49, n. 3, p. 309-322, jul./set. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902009000300006

TOLEDO, Geraldo L.; ROCHA, Thelma; NUCCI, Paulo. O Marketing de Relacionamento e a Construção da Fidelidade do Cliente. Um Estudo de Caso em uma Empresa Brasileira de Seguros. (2004). Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/semead/7semead/paginas/artigos%20recebidos/marketing/MKT47A_-_Mkt_de_Relacionamento_Mercado_Securit.PDF> Acesso em: 26 abril 2010.

Downloads

Published

2023-10-05

How to Cite

LIMA, H. D. F.; LEITE JÚNIOR, M. da S.; OLIVEIRA, M. de F. S.; COQUEIJO, R. F. de O. Atração e retenção de clientes: o caso de farmácias de manipulação. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 641–652, 2023. DOI: 10.46814/lajdv5n2-014. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/1419. Acesso em: 12 apr. 2024.
<br data-mce-bogus="1"> <br data-mce-bogus="1">