A economia comportamental como fator de influência na tomada de decisão racional de consumo

Authors

  • Valentin Aguiar Filho
  • Josélia Barros Lima Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv5n2-002

Keywords:

economia neoclássica, economia comportamental, consumo racional

Abstract

À luz da economia neoclássica moderna, o homo economicus é um ser com um senso particular de racionalidade. Contudo, como se explica o fato de tantas pessoas se arruinarem gastando dinheiro com trivialidades de pouca utilidade? O excesso de confiança, apoiado na presunção de que a maioria dos indivíduos tem suas próprias habilidades, conduz à superestimação equivocada da probabilidade de sucesso, afetando suas preferências e culminando com alternativas de decisões de consumo arriscadas. Se houver dinheiro suficiente em jogo, as pessoas deixam de se comportar como homo economicus, passando a agir como homo emoticus. Nessa acepção, a economia comportamental poderá contribuir significativamente para a tomada de decisão racional de consumo dos indivíduos, visto que, esta nova corrente do pensamento econômico, leva em consideração o comportamento humano real, sua cognição humana e social, e suas tendências emocionais de racionalidade.

References

DAMÁSIO, A. (2003). Looking form Spinoza: joy, sorrow, and the feeling brain. 1 ed. Mainer Books.

ELSTER. J. (1986). The Multiple Self. Cambridge University Press, Cambridge, UK.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 14 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

LANCASTER. K. (1966). A New Approach to Consumer Theory, Journal of Political Economy, vol. 74.

MANKIW. G. N. Princípios de Microeconomia. 6 ed. São Paulo: Cengage, 2014.

SAMSON, A. (2015). The Behavioral Economics Guide 2015 (with an introduction by Dan Ariely). Disponível em: http://www.behavioraleconomics.com. Acesso em 04 fev 2023.

SHEFRIN, H. M.; THALER, R. H. (1988). The Behavioral Life-Cycle Hypothesis. Economic Inquiry 26 (4), 609-43.

__________. (1981). An Economic Theory of Self-Control. Journal of Political Economy. April, 89:2, pp. 392–406.

SIMON, H. A.1955 (1978). A Behavioral Model of Rational Choice. The Quarterly Journal of Economics, volume 69, number 1.

SMITH, A. 1759 (1981). The Theory of Moral Sentiments. Indianapolis: Liberty Fund.

SOUZA, N. J. Economia Básica. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

THALER, R. H. (2015). Misbehaving: the making of behavioral economics / Richard H. Thaler. — First edition. New York: W. W. Norton & Company, Inc.

ZINKHAN, G. M. (1992). Human Nature and Models of Consumer Decision Making. Journal of Advertising, 21 (4) II-III.

Downloads

Published

2023-06-22

How to Cite

AGUIAR FILHO, V.; AGUIAR, J. B. L. A economia comportamental como fator de influência na tomada de decisão racional de consumo. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 488–494, 2023. DOI: 10.46814/lajdv5n2-002. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/1356. Acesso em: 6 dec. 2023.
<br data-mce-bogus="1"> <br data-mce-bogus="1">