A importância da leitura no processo de aprendizagem – partilhando experências

Authors

  • Gleison Costa Ramos
  • Aline Rodrigues Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv5n1-026

Keywords:

leitura e interpretação, aprendizagem, projeto

Abstract

O presente artigo descreve a importância da leitura no processo de ensino/aprendizagem e na formação de cidadãos. Destaca-se a relação entre uma educação de qualidade e o progresso de uma nação, enfatizando a necessidade de leitores reais, com senso crítico, para alcançar esse progresso. O posicionamento do Brasil em relação à educação é abordado, utilizando como base o PISA e literaturas científicas, e discutindo a influência dos processos de alienação no meio social como um fator explicativo para a estagnação nacional. Além disso, são apresentadas experiências do projeto "Biblioteca Andante", realizado com uma turma do 5° ano do Ensino Fundamental na Escola Euzébio de Queiroz, no município de Alto Alegre dos Parecis, em Rondônia. Reconhecendo o importante papel da leitura como ferramenta de desenvolvimento e formação de cidadãos, o artigo ressalta a necessidade de escolas e educadores atuarem como incentivadores e divulgadores dessa arte, buscando torná-la uma prática habitual no dia a dia dos alunos. No contexto prático, o projeto "Biblioteca Andante" é descrito como um compromisso educativo voltado para a democratização social e cultural, atribuindo à escola a função e a responsabilidade de garantir que todos os alunos tenham acesso aos recursos linguísticos necessários para exercerem a cidadania, um direito inalienável. O objetivo é despertar nos alunos o gosto pela leitura e, simultaneamente, desenvolver o hábito da escrita, refletindo sobre a importância desse ato. Por fim, o artigo conclui que a leitura é a chave para a libertação e o crescimento, tanto individual quanto coletivo. Destaca-se a importância de um maior incentivo às práticas de leitura para uma nação que busca o crescimento.

References

BRANDÃO, H. H. N.; MICHELETTI, G. Teoria e pratica da leitura. In: CHIAPPINI, L. (org.) Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 1997.

BRASIL. OCDE lança documentário sobre crescimento do Brasil no PISA. IN: Portal do MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16838 Acesso em 08 de agosto de 2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): Língua Portuguesa. Brasília: MEC/ SEF, 2001.

CARNEIRO, Claudio. Avaliação mostra o que o Brasil faz com educação: Pisa IN: Opinião e Notícia. Disponível em http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/avaliacao-mostra-o-que-o-brasil-faz-comeducacao-e-com-o-futuro-economico-pisa/ Acesso em 09 de agosto de 2012.

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2000.

FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler – em três artigos que se completam. 23° edição. Coleção Polêmicas do Nosso tempo. São Paulo: Ed. Cortez, 1989.

GOMIDE, Camilo. Desempenho do Brasil no Pisa melhora, mas ainda estamos longe de uma

Educação de qualidade. IN: Educar para Crescer. Disponível em

http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/boletim-educacao/2010/12/07/desempenho-brasil-pisamelhora-mas-ainda-estamos-longe-de-uma-educacao-de-qualidade/ Acesso em 08 de agosto de 2012.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. IN: Segundo Seminário Nacional, 28 de março de 2012. Brasília. Disponível em: http://www.prolivro.org.br/ipl/publier4.0/dados/anexos/2834_10.pdf Acesso em 01 de agosto de 2012.

PARAGUASSÚ, Lisandra. Brasil melhora em avaliação internacional, mas continua um dos piores do mundo. IN: O Estado de São Paulo. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,brasilmelhora-em-avaliacao-internacional-mas-continua-um-dos-piores-do-mundo,650526,0.htm Acesso em 08 de agosto de 2012.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. Ed. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Downloads

Published

2023-05-25

How to Cite

RAMOS, G. C.; CARVALHO, A. R. A importância da leitura no processo de aprendizagem – partilhando experências. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 391–402, 2023. DOI: 10.46814/lajdv5n1-026. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/1330. Acesso em: 22 jun. 2024.
<br data-mce-bogus="1"> <br data-mce-bogus="1">