Aplicação de técnicas de análise de risco em um regulador de velocidade eletro-hidráulico de turbinas de centrais hidrelétricas

Authors

  • Rafael Rivelino da Silva Bravo
  • Cristiano Cardoso Locateli
  • Acires Dias
  • Luís Fernando Peres Calil
  • Victor Juliano de Negri

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv5n1-022

Keywords:

Análise de Risco, Regulador de Velocidade, CNEA, FTA, ETA

Abstract

No presente artigo aplicam-se técnicas de análise de risco em um regulador de velocidade eletro-hidráulico de uma turbina FRANCIS usada em usinas de centrais hidrelétricas. A análise de risco tem o objetivo de modelar a corrente causal do sistema regulador-turbina, identificando os perigos e riscos que poderão afetar a segurança humana e do equipamento, além do risco de perda de continuidade do fornecimento de energia. A função do regulador de velocidade é controlar o deslocamento angular das pás que promovem a abertura e fechamento do distribuidor. O movimento do distribuidor controla a vazão e a rotação da turbina de acordo com a demanda de energia requerida pela central, de forma a garantir a qualidade de produção de energia elétrica. No entanto, condições potenciais de risco oriundas de fatores externos podem, em caso de falha do regulador de velocidade, ocasionar a perda de controle da turbina. Nestas condições, faz-se necessário interromper a vazão de água por meio do fechamento do distribuidor da turbina. Nesse sentido, realizou-se a análise de risco por meio da análise de eventos por rede causal (CNEA) a fim de identificar os componentes críticos que influenciam no reposicionamento do distribuidor à condição de segurança. A partir dos elementos identificados buscaram-se encontrar, por meio das técnicas FTA e ETA, os demais componentes relacionados e suas interações lógicas com o intuito de identificar os pontos críticos do sistema técnico e as barreiras usadas para mitigar ou evitar a ocorrência de um incidente.

References

Calil, L. F. P. Metodologia para gerenciamento de risco: foco na segurança e na continuidade, Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 231p. 2009

Dias, A., Calil, L.F.P., Rigoni, E., Sakurada, E.Y., Ogliari, A., Kagueiama, H.A. Metodologia para análise de risco: Mitigação de perda de SF6 em disjuntores. Florianópolis: Ed. Studio S. 2011. 304p.

IEEE. ANSI/IEEE Std. 125, 1988, “Recommended Practice for Preparation of Equipment Specifications for SpeedGoverning of Hydraulic Turbines Intended to Drive Electric Generators”, USA, 28p.

Kumamoto, Hiromitsu; Henley, Ernest, J. Probabilistic Risk Assessment and Management for Engineers and Scientists. IEEE Press, New York, USA. Second Edition, 1996.

MOSLEH, A., DIAS, A. Towards an integrated framework for aviation hazard analysis, University of Maryland Report, 2003.

RVX ENERGY Regulador Automático de Velocidade. Manual do usuário PR-10-02-01-Rev 006. Copyright by REIVAX Automação e Controle, 2010.

Downloads

Published

2023-03-28

How to Cite

BRAVO, R. R. da S.; LOCATELI, C. C.; DIAS, A.; CALIL, L. F. P.; DE NEGRI, V. J. Aplicação de técnicas de análise de risco em um regulador de velocidade eletro-hidráulico de turbinas de centrais hidrelétricas . Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 336–349, 2023. DOI: 10.46814/lajdv5n1-022. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/1302. Acesso em: 12 apr. 2024.
<br data-mce-bogus="1"> <br data-mce-bogus="1">