Vendo a China: educação e comercialização informal

Authors

  • Rodolfo Polzin Rondon

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv5n1-012

Keywords:

multiculturalismo, mercadorias, práticas populares

Abstract

O presente trabalho tem início nas escadarias dos shoppings de Ciudad Del Este, cidade paraguaia, elo da América do Sul com a China. Essa cidade integra uma grande rede de circulação de mercadorias globalizadas, vulgo Made in China, das quais trataremos em detalhes nas páginas que seguem. Essas mercadorias circulam por entre o globo e integram culturas geograficamente distantes, compõem paisagens visuais, compõem visualidades. Através das práticas de comercialização, identificamos processos de educação informal, como as próprias mercadorias. É na intersecção desses pontos que pretendemos, minimamente, discutir as práticas populares na comercialização dos produtos Made in China.

References

APPADURAI, Arjun. Modernity at large: cultural dimensions of globalization. Minnesota: University of Minnesota Press, 2005.

__________. Introdução: mercadorias e a política de valor. In: APPADURAI, Arjun (org.). A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Tradução: Agatha Bacelar. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2008.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. Traduzido por: Heloísa pezza Cintrão, Ana Regina Lessa; tradução da introdução Gênese Andrade. 4. ed. 4. reimp. São Paulo: EdUSP, 2008.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte/ Brasília: Ed. UFMG/UNESCO, 2003.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. Traduzido por: Maria Cristina Tavares Afonso. Lisboa: Edições 70, 2005.

MOREIRAS, Alberto. A exaustão da diferença: a política dos estudos culturais latino-americanos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001

TREVISAN, Cláudia. Os chineses. São Paulo: Contexto, 2009.

Downloads

Published

2023-02-27

How to Cite

RONDON, R. P. Vendo a China: educação e comercialização informal. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 184–191, 2023. DOI: 10.46814/lajdv5n1-012. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/1270. Acesso em: 22 apr. 2024.
<br data-mce-bogus="1"> <br data-mce-bogus="1">