Identidade, memória e patrimônio em Pará, capital: Belém, de Haroldo Maranhão

Identity, memory and heritage in Pará, capital: Belém, by Haroldo Maranhão

Authors

  • Aiana Cristina Pantoja de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv4n6-019

Keywords:

identidade, memória, patrimônio, Belém, literatura

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo analisar as questões sobre identidade, memória e patrimônio na obra Pará, Capital: Belém Memórias e Pessoas e Coisas e Loisas da Cidade, de Haroldo Maranhão. Propõe-se evidenciar a importância do referido livro como escritura colaboradora para a constituição da identidade e preservação da memória e do patrimônio cultural da capital paraense. O estudo utiliza as análises de Stuart Hall sobre sujeito na pós-modernidade, para refletir sobre os temas identidade e narrador cingidos na narrativa haroldiana. As reminiscências plurais sobre Belém são discutidas com base nos estudos de Wander Melo Miranda e Walter Benjamin. Ao contemplar os objetos culturais presentes na memória e na identidade da cidade, emprega-se a análise crítica proposta por Carla Gabrieli Galvão de Souza sobre a ampliação da concepção de patrimônio cultural. A partir do estudo dos elementos citados, destaca-se, na obra mencionada, a presença de referências à identidade descentrada, à renovação e conservação da memória sobre Belém e à interação entre os aspectos material e imaterial do patrimônio cultural da cidade.

References

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

HALLL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. 11. ed. Rio de Janeiro: DPeA, 2006.

HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-modernismo: história, teoria, ficção; tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

LEMOS, Carlos A. C. O que é Patrimônio Histórico. São Paulo: Editora Brasiliense, 2010.

MARANHÃO, Haroldo. Memorial do fim: a morte de Machado de Assis. 2. ed. São Paulo: Planeta do Brasil, 2004.

______. Pará, Capital: Belém: memórias & pessoas& coisas &loisas da cidade. Belém: Supercores, 2000.

MIRANDA, Wander Melo. Corpos escritos: Graciliano Ramos e Silviano. São Paulo: Edusp, 1992.

SOUZA, C. G. G. Patrimônio Cultural: o processo de ampliação de sua concepção e suas repercussões. Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, n.7, p. 37-66, 2008.

UNESCO, Convenção para salvaguarda do patrimônio cultural imaterial. 2003. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/. Acesso em: 28 out. 2016.

Published

2022-12-09

How to Cite

OLIVEIRA, A. C. P. de. Identidade, memória e patrimônio em Pará, capital: Belém, de Haroldo Maranhão: Identity, memory and heritage in Pará, capital: Belém, by Haroldo Maranhão. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 2085–2095, 2022. DOI: 10.46814/lajdv4n6-019. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/1217. Acesso em: 3 mar. 2024.
<br data-mce-bogus="1"> <br data-mce-bogus="1">