Avaliação de fatores de risco para doenças cardiovasculares: Estudo com população de estudantes da rede pública de Manaus-AM

Authors

  • Sílvia Coelho Ribeiro
  • Janaína Batista de Freitas
  • Sonia Maciel da Rosa-Osman

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv2n6-004

Keywords:

Prevenção, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade

Abstract

O estudo analítico do diabetes e da hipertensão propicia a compreensão das possíveis alterações fisiológicas do organismo, que estão atrelados à mudança no estilo de vida. Com o objetivo de analisar o perfil psicossocial e a prática de atividades físicas. Foram feitas medidas antropométricas com todos os participantes da pesquisa, onde foi selecionado aleatoriamente, um grupo de cada população, para medir a glicemia e responder um questionário sobre os hábitos alimentares. Participaram 188 voluntários que se distribuíram nas instituições - 50 alunos do ensino fundamental, com idade entre 12 a 15 anos da Escola Estadual Leonilla Marinho; 77 alunos do ensino médio da Escola Estadual Alice Salerno, com idade entre 14 a 19 anos; e 61 acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, com idade de 18 a 49; estudantes da Universidade do Estado do Amazonas – Escola Normal Superior. A prática de atividade física, o consumo de bebidas alcoólicas e o cigarro são apontados como um dos fatores que fortemente influenciam a variação dos itens pesquisados, além dos hábitos alimentares inadequados com as exigências fisiológicas de cada organismo, intimamente correlacionados com doenças que representam um gargalo na saúde pública brasileira e, que, vem se manifestando cada vez mais cedo nessas populações. A pesquisa soa como um tom de alerta para os fatores ambientais que podem desencadear ou retarda a predisposição das mesmas, principalmente na comunidade estudantil do ensino fundamental, médio e superior da cidade Manaus. 

Published

2021-01-28

How to Cite

RIBEIRO, S. C. .; FREITAS, J. B. de .; ROSA-OSMAN, S. M. da . Avaliação de fatores de risco para doenças cardiovasculares: Estudo com população de estudantes da rede pública de Manaus-AM. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 363–378, 2021. DOI: 10.46814/lajdv2n6-004. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/117. Acesso em: 23 jul. 2024.
<br data-mce-bogus="1"> <br data-mce-bogus="1">