Os ensinos liceal e técnico na proposta de lei de João Camoesas: objetivos, curriculo e formação de professores

High school and technical education in João Camoesas' draft law: objectives, curriculum and teacher training

Authors

  • José Carlos de Oliveira Casulo

DOI:

https://doi.org/10.46814/lajdv4n5-003

Keywords:

projeto camoesas, currículo, formação de professores, educação, Portugal

Abstract

Pese embora o facto de não ter saído do papel, a proposta de reforma da instrução portuguesa redigida por João Camoesas e apresentada ao parlamento em 1923, foi um marco histórico na pedagogia portuguesa, pois configurou a primeira tentativa de criação de uma lei de bases da educação nacional, de um documento legal, portanto, maximamente abrangente da problemática da educação nacional e que sobre esta instituía as grandes linhas de orientação a respeitar num prazo longo. Depois do preâmbulo, com o diagnóstico da situação da educação portuguesa na altura, o projeto Camoesas, como também ficou conhecido, estruturava-se em vinte e quatro bases, algumas das quais abordavam os ensinos liceal e técnico, sob perspetivas várias, sendo que, no presente artigo, se dá atenção ao que, para este níveis didáticos, se propunha em termos do seu enquadramento no sistema de ensino, dos objetivos, do currículo e da formação de professores.

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Published

2022-09-05

How to Cite

CASULO, J. C. de O. . Os ensinos liceal e técnico na proposta de lei de João Camoesas: objetivos, curriculo e formação de professores : High school and technical education in João Camoesas’ draft law: objectives, curriculum and teacher training. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 1629–1637, 2022. DOI: 10.46814/lajdv4n5-003. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/1151. Acesso em: 18 jun. 2024.
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