O logotipo do McDonald's na construção do conhecimento
The McDonald's logo in the construction of knowledge
DOI:
https://doi.org/10.46814/lajdv4n5-002Keywords:
Função do 2º Grau, tecnologias, aprendizagem, GeoGebra, investigação, translaçãoAbstract
Este trabalho descreve como é possível criar um ambiente de aprendizagem ao estudar a função polinomial do 2º grau, com o objetivo de dar significado às regras e fórmulas, memorizadas, no estudo do gráfico. Este foi desenvolvido com alunos de uma escola pública de Salvador, do 1º ano do Ensino Médio, criado em torno da construção do logotipo do M do McDonald onde o aluno foi o próprio autor desta construção. O material utilizado foi elaborado com o propósito de articular conceitos estudados, reflexões, interpretação e construção de um objeto que fizesse parte da realidade dos alunos. Os recursos utilizados foram: a figura do M do McDonald (tamanho reduzido), o software GeoGebra, o laboratório de informática, o livro didático, guião de perguntas desafiantes (orientando a investigação) durante a utilização do GeoGebra. Após a realização das atividades, foi possível constatar que os alunos ajudavam-se mutuamente e que quando se trabalha com um objeto do contexto real do aluno, as dificuldades , na sua grande maioria, em refletir sobre as definições e conceitos foram superadas e a utilidade do conhecimento, reconhecida. O papel do professor (fazendo devoluções) e, os guiões funcionaram como registro e fio condutor da investigação, foram determinantes para o envolvimento dos alunos uma vez que eles refletiram sobre seus conhecimentos e os reconstruíram. O estudo foi além quando os alunos aplicaram o conceito de vetor (translação horizontal) denominada por eles por arrastar a parábola construtivo deste ambiente. Neste contexto, nem o professor nem o aluno consegue parar de perguntar e investigar.