A Escola Normal La Salle de Canoas: contexto, formação docente e legislação pertinente
La Salle Normal School of Canoas: context, teaching formation and pertinent legislation
DOI:
https://doi.org/10.46814/lajdv4n3-028Keywords:
história da educação, escolas normais, formação de professores, irmãos lassalistas, memóriaAbstract
Este artigo é resultado de pesquisa que se situa no campo da história da educação e teve por objetivo investigar o processo histórico de constituição dos cursos de formação de professores da Escola Normal La Salle de Canoas, criada em 1941. Metodologicamente, recorre à pesquisa bibliográfica e documental, bem como diálogos com diversas fontes, incluindo testemunhos orais. Teoricamente, aborda o tema a partir da história cultural. A criação dos citados cursos de formação de professores atendeu as expectativas da Igreja Católica, dos Irmãos Lassalistas, e da comunidade de Canoas, e se constituiu como facilitadora do acesso de muitos de seus alunos a cursos superiores e a carreiras profissionais bem-sucedidas.