A educação inclusiva e o acolhimento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA)

Inclusive education and the care of children with autistic spectrum disorder (ASD)

Authors

  • Rodrigo Octávio Urban Bernardes de Menezes

Keywords:

educação, inclusão, autismo

Abstract

As recentes mudanças sociais resultaram em novos paradigmas pedagógicos, que demandaram a criação de uma nova escola e o desenvolvimento de novos profissionais da educação. Dentre estas modificações, talvez a mais relevante seja a implementação da educação inclusiva, que permite a convivência e relacionamento entre diferentes alunos, com diversas características, sem qualquer distinção social, racial, restrições ou de desenvolvimento cognitivo. Inclusive alunos que apresentam transtorno de espectro autista, com suas características próprias e individuais. Desta forma, essencial a adaptação da escola e de seus funcionários, mormente professores e educadores, para que fomentem o desenvolvimento pleno da criança e evolução do seu conhecimento. Para que isto ocorra, é necessário o envolvimento de toda a comunidade, não só dos funcionários e agentes escolares, mas também de toda a sociedade, promovendo a integração e diminuindo as desigualdades históricas existentes.   

Published

2022-03-04

How to Cite

DE MENEZES, R. O. U. B. . A educação inclusiva e o acolhimento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA): Inclusive education and the care of children with autistic spectrum disorder (ASD). Journal Archives of Health, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 254–258, 2022. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/941. Acesso em: 22 jun. 2024.