Contribuições da avaliação neuropsicológica na qualificação dos sintomas do transtorno do espectro autista: Subsídios para o projeto terapêutico e educacional

Contributions of neuropsychological assessment in the qualification of symptoms of autism spectrum disorder: Subsidies for the therapeutic and educational support

Authors

  • Danillo Henrique de Jesus Reis
  • Cláudia Santos Gonçalves Barreto Bezerra
  • Sandra de Fátima Barboza Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv2n8-001

Keywords:

atenção compartilhada, autismo, cognição, deficiência intelectual

Abstract

O Transtorno do Espectro Autista – TEA caracteriza-se pelo comprometimento da comunicação social e presença de comportamentos repetitivos e estereotipados que conferem variados graus de prejuízo funcional. O objetivo desse trabalho é narrar o processo de avaliação neuropsicológica de uma criança com diagnóstico de TEA. Participou desse estudo um menino de seis anos, cursando o primeiro ano do ensino fundamental. Foram realizadas seis sessões de avaliação incluindo entrevistas com os pais, interlocução com a escola, observações do comportamento e administração de testes. Os resultados indicaram deficiência intelectual. A avaliação permitiu estabelecer o perfil cognitivo, bem como ampliar o conhecimento sobre interesses e pontos fortes no contato. Além da orientação para os pais indicaram-se condutas posteriores relacionadas ao apoio sistemático educacional, sobretudo no que diz respeito a adaptações nas atividades escolares, necessidade de pareamento concreto na apresentação destas e recursos lúdicos para alcançar minimamente o acesso à função simbólica.

Published

2021-11-25

How to Cite

REIS, D. H. de J. .; BEZERRA, C. S. G. B. .; FERREIRA, S. de F. B. . Contribuições da avaliação neuropsicológica na qualificação dos sintomas do transtorno do espectro autista: Subsídios para o projeto terapêutico e educacional: Contributions of neuropsychological assessment in the qualification of symptoms of autism spectrum disorder: Subsidies for the therapeutic and educational support. Journal Archives of Health, [S. l.], v. 2, n. 8, p. 1604–1617, 2021. DOI: 10.46919/archv2n8-001. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/831. Acesso em: 6 dec. 2023.

Most read articles by the same author(s)