Contribuições da avaliação neuropsicológica na qualificação dos sintomas do transtorno do espectro autista: Subsídios para o projeto terapêutico e educacional
Contributions of neuropsychological assessment in the qualification of symptoms of autism spectrum disorder: Subsidies for the therapeutic and educational support
DOI:
https://doi.org/10.46919/archv2n8-001Keywords:
atenção compartilhada, autismo, cognição, deficiência intelectualAbstract
O Transtorno do Espectro Autista – TEA caracteriza-se pelo comprometimento da comunicação social e presença de comportamentos repetitivos e estereotipados que conferem variados graus de prejuízo funcional. O objetivo desse trabalho é narrar o processo de avaliação neuropsicológica de uma criança com diagnóstico de TEA. Participou desse estudo um menino de seis anos, cursando o primeiro ano do ensino fundamental. Foram realizadas seis sessões de avaliação incluindo entrevistas com os pais, interlocução com a escola, observações do comportamento e administração de testes. Os resultados indicaram deficiência intelectual. A avaliação permitiu estabelecer o perfil cognitivo, bem como ampliar o conhecimento sobre interesses e pontos fortes no contato. Além da orientação para os pais indicaram-se condutas posteriores relacionadas ao apoio sistemático educacional, sobretudo no que diz respeito a adaptações nas atividades escolares, necessidade de pareamento concreto na apresentação destas e recursos lúdicos para alcançar minimamente o acesso à função simbólica.