Estratégias de cuidado em saúde realizadas pelas equipes de Consultório na Rua/Bompar/ SMS. Junto à População em situação de rua durante a pandemia no município de São Paulo

Authors

  • Marta Regina Marques Akiyama
  • Rhavana Pilz Canônico
  • Rodrigo Sette
  • Maria Cristina Barboza kawakami

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv2n3-032

Keywords:

Covid 19 na população de rua de São Paulo

Abstract

No presente, abordaremos as estratégias de cuidado em saúde realizadas pelas equipes de Consultório na Rua geridas pelo Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (Bompar) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde durante a pandemia junto à população em situação de rua no Município de São Paulo na perspectiva da prevenção bem como do acompanhamento da saúde das pessoas em situação de rua com suspeita e confirmação de COVID-19.  Dentro do cenário em que milhares de pessoas estão vindo a óbito o percentual de pessoas em situação de rua está em 1/3, ou seja, inferior da população residente. Tendo em vista, muitas especulações a respeito da “baixa” taxa de óbitos por COVID 19. A estratégia adotada tem sido um grande aliado na prevenção da doença e na promoção dos cuidados necessários, antecipando assim a piora e o agravo da doença. Este monitoramento é realizado por mais de 530 profissionais diariamente nas ruas e dentro dos Centros de Acolhida, além dos espaços emergenciais COVID I e II, abertos pela Secretaria de Saúde na Gestão do Secretário Edson Aparecido dos Santos.  O pronto atendimento e a busca ativa diária de pacientes com sintomas gripais ou qualquer outra manifestação que seja diferente da rotina do cidadão, tem sido fundamental, pois permite identificar situações de agravamento do quadro de saúde e os devidos encaminhamentos imediatos para a rede de urgência e emergência do território, agiliza o diagnostico possibilitando o não agravamento da doença, evitando assim mais mortes. 

Published

2021-06-23

How to Cite

AKIYAMA, M. R. M. .; CANÔNICO, R. P. .; SETTE , R. .; KAWAKAMI , M. C. B. . Estratégias de cuidado em saúde realizadas pelas equipes de Consultório na Rua/Bompar/ SMS. Junto à População em situação de rua durante a pandemia no município de São Paulo. Journal Archives of Health, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 543–550, 2021. DOI: 10.46919/archv2n3-032. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/391. Acesso em: 23 may. 2024.