Anafilaxia após infusão de dextrano 40: relato de um caso e revisão da literatura

Authors

  • Isadora Carla Batista Chaves
  • Vitor Henrique Mendes
  • Virgílio Gabriel Linhares Custódio

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv5n3espec-078

Keywords:

vasoconstritor, isquemia, bloqueio digital, nervo digital, anestésico local, epinefrina

Abstract

Introdução: A anafilaxia, uma reação alérgica sistêmica aguda e grave, pode ser desencadeada por diversos agentes, incluindo medicamentos. O dextrano 40, utilizado como expansor de volume plasmático, está associado a reações anafiláticas em alguns pacientes. Objetivo: Este artigo revisa sistematicamente a literatura existente sobre os efeitos do uso de vasoconstritores para bloqueio de nervos digitálicos, além de relatar um caso específico de anafilaxia após infusão de dextrano 40. Materiais e Métodos: Foram consultados artigos científicos, de revisão e livros publicados até 2019 nos bancos de dados SciELO, PubMED e LILACS. Resultados e Discussão: Analisamos estudos que incluíram variáveis como duração da anestesia, tempo de sangramento e ocorrência de complicações relacionadas à isquemia. Os achados indicam uma controvérsia na literatura sobre o uso de vasoconstritores em bloqueios digitálicos. Considerações finais:Embora alguns estudos demonstrem a segurança e eficácia do uso de vasoconstritores, outros ressaltam os riscos de complicações graves. Mais estudos são necessários para esclarecer essas divergências.

References

DAI, K. et al. Low-molecular-weight dextran-induced anaphylactic shock immediately after intracoronary imaging. Journal of Cardiology Cases, v. 26, n. 3, p. 229–231, 4 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jccase.2022.05.003

DAVE, C. V. et al. Risks for Anaphylaxis With Intravenous Iron Formulations. Annals of Internal Medicine, v. 175, n. 5, p. 656–664, maio 2022. DOI: https://doi.org/10.7326/M21-4009

HUMPHREYS, W. V. et al. The effect of an infusion of low molecular weight dextran on peripheral resistance in patients with arteriosclerosis. The British Journal of Surgery, v. 63, n. 9, p. 691–693, 1 set. 1976. DOI: https://doi.org/10.1002/bjs.1800630905

KIM, G. et al. Anaphylactic reaction with hydroxyethyl starch during anesthesia - A case report -. Anesthesia and Pain Medicine, v. 14, n. 4, p. 412–415, 31 out. 2019. DOI: https://doi.org/10.17085/apm.2019.14.4.412

KIM, H. J. et al. Anaphylaxis induced by hydroxyethyl starch during general anesthesia -A case report-. Korean Journal of Anesthesiology, v. 63, n. 3, p. 260, 2012. DOI: https://doi.org/10.4097/kjae.2012.63.3.260

LJUNGSTRÖM, K. G.; RENCK, H.; HEDIN, H.; RICHTER, W.; ROSBERG, B. Prevention of dextran-induced anaphylactic reactions by hapten inhibition. I. A scandinavian multicenter study on the effects of 10 ml dextran 1, 15 % administered before dextran 70 or dextran 40. Acta Chirurgica Scandinavica, v. 149, n. 4, p. 341-348, 1983a.

LJUNGSTRÖM, K. G.; RENCK, H.; STRANDBERG, K.; HEDIN, H.; RICHTER, W.; WIDERLÖV, E. Adverse reactions to dextran in Sweden 1970-1979. Acta Chirurgica Scandinavica, v. 149, n. 3, p. 253-262, 1983b.

MACHADO, M. A. C.; VOLPE, P.; LIMA, M. D. G. D.; MILEO, L. F. A.; BOCCHINI, S. F.; GAMA, A. H.; PINOTTI, H. W. Anafilaxia após infusão de dextran 40: relato de caso e revisão bibliográfica. Rev Hosp Clin Fac Med S. Paulo, v. 48, p. 167-169, 1993.

MCDONALD, S. et al. Maternal Cardiac Output Changes After Crystalloid or Colloid Coload Following Spinal Anesthesia for Elective Cesarean Delivery. Anesthesia & Analgesia, v. 113, n. 4, p. 803–810, out. 2011. DOI: https://doi.org/10.1213/ANE.0b013e31822c0f08

MERCIER, F. J. et al. 6% Hydroxyethyl starch (130/0.4) vs Ringer’s lactate preloading before spinal anaesthesia for Caesarean delivery: the randomized, double-blind, multicentre CAESAR trial. British Journal of Anaesthesia, v. 113, n. 3, p. 459–467, 1 set. 2014. DOI: https://doi.org/10.1093/bja/aeu103

MONTAÑEZ, M. I. et al. Epidemiology, Mechanisms, and Diagnosis of Drug-Induced Anaphylaxis. Frontiers in Immunology, v. 8, 29 maio 2017. DOI: https://doi.org/10.3389/fimmu.2017.00614

RING, J.; MESSMER, K. Incidence and severity of anaphylactoid reactions to colloid volume substitutes. The Lancet, v. 309, n. 8009, p. 466-469, 1977. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(77)91953-5

TOHRU SHIRATORI et al. Severe Dextran-Induced Anaphylactic Shock during Induction of Hypertension-Hypervolemia-Hemodilution Therapy following Subarachnoid Hemorrhage. Case reports in critical care, v. 2015, p. 1–5, 1 jan. 2015. DOI: https://doi.org/10.1155/2015/967560

ZINDERMAN, C. E.; LANDOW, L.; WISE, R. P. Anaphylactoid reactions to Dextran 40 and 70: Reports to the United States Food and Drug Administration, 1969 to 2004. Journal of Vascular Surgery, v. 43, n. 5, p. 1004–1009, maio 2006. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jvs.2006.01.006

Published

2024-07-10

How to Cite

CHAVES, I. C. B.; MENDES, V. H.; CUSTÓDIO, V. G. L. Anafilaxia após infusão de dextrano 40: relato de um caso e revisão da literatura. Journal Archives of Health, [S. l.], v. 5, n. 3, p. e1750, 2024. DOI: 10.46919/archv5n3espec-078. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/1750. Acesso em: 12 jul. 2024.

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.