Assistência de enfermagem na administração de cloridrato de fingolimode a pacientes com esclerose múltipla

Authors

  • Ivone Regina Fernandes
  • Rosana Claudia Scramin Wakim
  • Tatiana Souza Gutierrez
  • Aparecida Rosangela Milanesi

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv5n1-041

Keywords:

esclerose múltipla, enfermagem ambulatorial, cloridrato de fingolimode

Abstract

Introdução: A esclerose múltipla é uma doença do sistema nervoso central, degenerativa, desmielinizante e progressiva que afeta adultos jovens. Entre os tratamentos indicados está o Cloridrato de Fingolimode administrado por via oral, uma vez ao dia. A primeira dose deve ser feita em ambiente hospitalar. Objetivo: Descrever a rotina da consulta de enfermagem ao paciente de esclerose múltipla na administração da primeira dose de cloridrato de fingolimode. Método: No Ambulatório de Doenças Desmielinizantes a enfermeira tem papel importante na orientação ao uso dos medicamentos. É realizada a pré consulta de enfermagem. Após a consulta de enfermagem são aferidos os sinais vitais, realizado um ECG basal, após avaliação e liberação médica, é feita a ingestão da cápsula. Na 3ª e 6ª hora é feito novo ECG, caso não haja intercorrência, o paciente é liberado com orientação de como controlar o pulso antes da administração diária do medicamento no domicílio. Resultados: Na pós consulta de enfermagem são reforçadas as orientações de não esquecer de tomar o medicamento, comunicar o serviço caso tenha algum sintoma. Conclusão: As orientações da consulta de enfermagem, tem garantido a adesão e minimizado o risco de intercorrências. Por ocasião da liberação do paciente são disponibilizadas orientações por escrito.

References

Jalkh G, Abi Nahed R, Macaron G, Rensel M. Safety of Newer Disease Modifying Therapies in Multiple Sclerosis. Vaccines (Basel). 2020 Dec 26;9(1):12. doi: 10.3390/vaccines9010012 2. http://conitec.gov.br/images/Relatorios/2017/Recomendacao/Relatorio_Fingolimode_EMRR_Recomendacao.pdf 3. Halper J, Harris C. Nursing practices in multiple Sclerosis, 4ªed. Springer Publishing Company, LLC:New York, NY.2017. DOI: https://doi.org/10.3390/vaccines9010012

Published

2024-04-03

How to Cite

FERNANDES, I. R.; WAKIM, R. C. S.; GUTIERREZ, T. S.; MILANESI, A. R. Assistência de enfermagem na administração de cloridrato de fingolimode a pacientes com esclerose múltipla. Journal Archives of Health, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 630–633, 2024. DOI: 10.46919/archv5n1-041. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/1628. Acesso em: 14 apr. 2024.