Monitoria acadêmica na formação do profissional de medicina: uma revisão integrativa

Authors

  • Evelyn Teixeira Borges
  • Hectore Molino Luchesi
  • Emerson André Negrão do Nascimento
  • Waltair Maria Martins Pereira

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv5n1-031

Keywords:

educação médica, ensino, formação profissional em saúde, graduação em medicina, monitoria

Abstract

Os discentes de graduação em Medicina passam por altos níveis de estresse por enfrentar uma carga de trabalho acadêmica muito grande, devido o curso ser desenvolvido em tempo integral. A monitoria apresenta-se como positiva para o crescimento pessoal acadêmico e profissional desses discentes, atenuando problemas enfrentados durante a graduação, a partir da construção de relacionamentos e trocas de experiências dentro da Instituição de Ensino Superior. Este estudo buscou estabelecer o impacto da aplicação de programas de monitoria no processo de ensino e aprendizagem na graduação do curso de Medicina e de que maneira isso ocorre. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, utilizando diversos motores de busca como PUBMED, BVS e SciELO, bem como utilizando o método PICo. Foram selecionados 14 (catorze) artigos que abordavam o foco do trabalho, disponibilizando pontos positivos e pontos negativos da execução da monitoria. Analisou-se os métodos de aplicação e a avaliação dos impactos da monitoria acadêmica, a repercussão no ambiente acadêmico e o desenvolvimento de habilidades a partir do programa. Foi observado que, a maioria dos artigos, relatam tanto que discentes monitores e discentes não monitores relataram obter ganhos significativos com a participação nos projetos de monitoria, mesmo naqueles que ainda estavam em implementação efetiva em algumas Instituições de Ensino Superior. A participação de discentes de Medicina em programas de monitoria tem despertado maior interesse dos discentes e tende a se tornar experiência única de troca de conhecimento entre discentes que estão cursando semestres mais adiantados com os discentes de semestres inferiores aos dos monitores. Assim, foi possível analisar diversos parâmetros de implementação da monitoria, tendo sido percebido que a monitoria se apresenta como método eficaz de ensino-aprendizagem.

References

Abdolalizadeh, P., Pourhassan, S., Gandomkar, R., Heidari, F., Sohrabpour, A.A. Dual peer mentoring program: exploring the perceptions of mentors and mentees. Med J Islam Repub Iran; 31 (1) :2-6, 2017. https://doi.org/10.18869/mjiri.31.2. DOI: https://doi.org/10.18869/mjiri.31.2

Akinla, O., Hagan, P., Atiomo, W. A systematic review of the literature describing the outcomes of near-peer mentoring programs for first year medical students. BMC Med Educ 18, 98, 2018. https://doi.org/10.1186/s12909-018-1195-1. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-018-1195-1

Brasil. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm.

Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização (PNH). Brasília: Ministério

da Saúde. 2013. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_ pnh_folheto.pdf.

Brondani, P.G.M., Santos, A.H., Oliveira, A.M., Anunciação, C.E., Garcia-Zapata, M.T.A., Pereira, M. A. D. Um programa de mentoria para estudantes de Medicina de uma universidade do Centro-Oeste brasileiro. Revista Brasileira de Educação Médica, 45(suppl 1), e106, 2021. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210105. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210105

Cho, M., Lee, Y.-S. Voluntary peer-mentoring program for undergraduate medical students: exploring the experiences of mentors and mentees. Korean Journal of Medical Education, 33(3), 175–190, 2021. https://doi.org/10.3946/kjme.2021.198. DOI: https://doi.org/10.3946/kjme.2021.198

D’Avila, V.L.N.B., Medina, W.L., Fasanella, N.A., Aguiar, P.H.P., Borges, G.C., Esposito, S.B. Mentoria no curso de Medicina: desafios da metodologia ativa de aprendizagem durante a pandemia de Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica, 45(suppl 1), e105, 2021. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210111. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210111

Davok, D.F. Qualidade em educação. Avaliação Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 12(3), 505–513, 2007. https://doi.org/10.1590/s1414-40772007000300007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772007000300007

Fallatah, H.I., Soo Park, Y., Farsi, J., Tekian, A. Mentoring clinical-year medical students: Factors contributing to effective mentoring. Journal of Medical Education and Curricular Development, 5, 2018. https://doi.org/10.1177/2382120518757717. DOI: https://doi.org/10.1177/2382120518757717

Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (FAMED). Projeto Pedagógico do Curso de Medicina. Belém: Universidade Federal do Pará, 2010. https://www.faculdademedicina.ufpa.br/doc/ppc.pdf.

Frei, E., Stamm, M., Buddeberg-Fischer, B. Mentoring programs for medical students--a review of the PubMed literature 2000-2008. BMC Medical Education, 10(1), 32, 2010. https://doi.org/10.1186/1472-6920-10-32. DOI: https://doi.org/10.1186/1472-6920-10-32

Frison, L.M.B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições v. 27, n. 1 (79), 133-153, 2016. https://doi.org/10.1590/0103-7307201607908. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-7307201607908

Ghahramani, S., Seddigh, F., Torabi Jahromi, A.R., Khandel, A., Nematollahi, P., Hashempoor, Z., Rastegar Kazerooni, A. Mentoring medical students by their Peers, Three Years’ experience at Shiraz Medical School. Journal of Advances in Medical Education & Professionalism, 7(3), 156–157, 2019. https://doi.org/10.30476/JAMP.2019.45018.

Grotan, K., Sund, E.R., Bjerkeset, O. Mental health, academic self-efficacy and study progress among college students - the SHoT study, Norway. Frontiers in Psychology, 10, 45, 2019. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00045. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00045

Heeneman, S., Grave, W. Tensions in mentoring medical students toward self-directed and reflective learning in a longitudinal portfolio-based mentoring system - An activity theory analysis. Medical Teacher, 39(4), 368–376, 2017. https://doi.org/10.1080/0142159X.2017.1286308. DOI: https://doi.org/10.1080/0142159X.2017.1286308

Hewson, T., Thomas, N., Lovett, K., Bruce, H., Tracy, D.K. PsychStart: a novel mentoring scheme for supporting and valuing medical students interested in psychiatry. BJPsych Bulletin, 45(6), 343–350, 2020. https://doi.org/10.1192/bjb.2020.107. DOI: https://doi.org/10.1192/bjb.2020.107

Kaji, A.K., Gazzi, B.C., Schimitd, B., Silva, M.J., Zöllner, M.S.A.C. Desenvolvimento de um programa de mentoria por pares estudantis: um relato de experiência. Revista Brasileira de Educação Médica, 45(suppl 1), e107, 2021. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210117. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210117

Kusner, J.J., Chen, J.J., Saldaña, F., Potter, J. Aligning student-faculty mentorship expectations and needs to promote professional identity formation in undergraduate medical education. Journal of Medical Education and Curricular Development, 9, 23821205221096308, 2022. https://doi.org/10.1177/23821205221096307. DOI: https://doi.org/10.1177/23821205221096307

Leite, M.L.S.S. A produção do conhecimento e a promoção da educação permanente dos profissionais de saúde nos centros especializados em reabilitação II em Niterói. 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/28511.

Martins, P.M.D., Bosak, V.X., Oliveski, D.L.D.C., Hoff, B.B.R., Salvador, R.F., Massena, J.R.H. Mentoria entre pares na escola médica: uma estratégia colaborativa durante a pandemia da Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica, 45(suppl 1), e118, 2021. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210143. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210143

Mello, C.C.B., Alves, R.O., Lemos, S.M.A. Metodologias de ensino e formação na área da saúde: revisão de literatura. Revista CEFAC, 16(6), 2015–2028, 2014. https://doi.org/10.1590/1982-0216201416012. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0216201416012

Mendoza-Espinosa, H., Méndez-López, J.F., Torruco-García, U. Aprendizaje basado en problemas (ABP) en educación médica: sugerencias para ser un tutor efectivo. Investigación en educación médica, 1(4), 235–237, 2012. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S2007-50572012000400011&script=sci_abstract. DOI: https://doi.org/10.22201/fm.20075057e.2012.04.00011

Menezes, D.P.F., Cunha, A.T.R., Oliveira, L.C.R., Souza, L.F.F. Peer mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBL. Revista Brasileira de Educação Médica, 45(suppl 1), e103, 2021. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210088. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210088

Miller, S., Shipper, E., Hasty, B., Bereknyei Merrell, S., Lee, E.W., Lin, D., Lau, J.N. Introductory surgical skills course: Technical training and preparation for the surgical environment. MedEdPORTAL: The Journal of Teaching and Learning Resources, 14:10775, 2018. https://doi.org/10.15766/mep_2374-8265.10775. DOI: https://doi.org/10.15766/mep_2374-8265.10775

Mourão, M.G.M., Caldeira, A.P., Raposo, J.J.B.V. A avaliação no contexto da formação médica brasileira. Rev. Bras. Educ. Med., Rio de Janeiro, v. 33, n. 03, p. 441-453, 2009. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-52712009000300015&lng=pt&nrm=iso. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022009000300015

Neufeld, A., Hughton, B., Muhammadzai, J., McKague, M., Malin, G. Towards a better understanding of medical students’ mentorship needs: a self-determination theory perspective. Canadian medical education journal, 12(6):72-7, 2021. https://doi.org/10.36834/cmej.71857. DOI: https://doi.org/10.36834/cmej.71857

Neufeld, A., Huschi, Z., Ames, A., Malin, G., McKague, M., Trinder, K. Peers United in Leadership & Skills Enhancement (PULSE): A near peer mentoring program for medical students. Canadian medical education journal, 11(6):e145-e148, 2020. https://doi.org/10.36834/cmej.69920. DOI: https://doi.org/10.36834/cmej.69920

Ng, K.Y.B., Lynch, S., Kelly, J., Mba, O. Medical students’ experiences of the benefits and influences regarding a placement mentoring programme preparing them for future practice as junior doctors: a qualitative study. BMJ Open, 10(1), e032643, 2020. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2019-032643. DOI: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2019-032643

Pereira, M.A.D. O sofrimento psíquico na formação médica: percepções e enfrentamento do estresse por acadêmicos do curso de Medicina. 2014. 174 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4381.

Senger, M.H., Sampaio Neto, L.F., Vieira, M.W., Borges, G.C., Fermozelli, J.A., Esposito, S.B., … Almeida, F.A. A inserção da mentoria na matriz curricular de um curso de Medicina: relato de experiência. Revista Brasileira de Educação Médica, 45(suppl 1), e104, 2021. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210098. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210098

Soares, C.B., Hoga, L.A.K., Peduzzi, M., Sangaleti, C., Yonekura, T., Silva, D.R.A.D. Integrative review: concepts and methods used in nursing. Revista da Escola de Enfermagem da U S P, 48(2), 335–345, 2014. https://doi.org/10.1590/s0080-6234201400002000020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-6234201400002000020

Tamachi, S., Giles, J.A., Dornan, T., Hill, E.J.R. “You understand that whole big situation they’re in”: interpretative phenomenological analysis of peer-assisted learning. BMC Medical Education, 18(1), 2018. https://doi.org/10.1186/s12909-018-1291-2. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-018-1291-2

Villa, A.V, Delgado, R.C. Formación de estudiantes de Medicina como tutores pares en aprendizaje basado en problemas. Educación médica superior (Impresa), 33(3), e1718, 2019. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1089925.

Downloads

Published

2024-03-05

How to Cite

BORGES, E. T.; LUCHESI, H. M.; DO NASCIMENTO, E. A. N.; PEREIRA, W. M. M. Monitoria acadêmica na formação do profissional de medicina: uma revisão integrativa. Journal Archives of Health, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 323–339, 2024. DOI: 10.46919/archv5n1-031. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/1595. Acesso em: 14 apr. 2024.