Conhecimento dos acadêmicos a cerca do diagnóstico e tratamento precoce da HMI na infância

Authors

  • Rebeca Bastos Vasconcelos Marinho
  • Raquel Bastos Vasconcelos
  • Lila Parente Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv5n1-020

Keywords:

Hipomineralização Molar-Incisivo (HMI), odontopediatria, diagnóstico, tratamento

Abstract

A Hipomineralização Molar Incisivo (HMI) é uma displasia que ocorre no esmalte dentário que afeta principalmente os primeiros molares permanentes e podem ter uma associação aos incisivos permanentes, apresentando-se de forma demarcada, opaca e possui colorações brancas, amarronzadas ou amareladas. O objetivo deste trabalho foi analisar o conhecimento dos acadêmicos do curso de Odontologia, acerca do diagnóstico e tratamento da HMI na infância. Trata-se de uma pesquisa do tipo quantitativa, descritiva e transversal realizada no Centro Universitário Christus com discentes do curso de odontologia, que cursavam do oitavo ao décimo semestre durante o período de levantamento da pesquisa. A coleta de dados foi através de um questionário estruturado e enviado através do Google Forms. Os dados quantitativos foram tabulados, e foram calculadas as frequências absolutas e percentual de acertos de cada questão associadas ao semestre. Dos 83 discentes que responderam a pesquisa, o acerto predominante em relação ao diagnóstico foi o da hipomineralização molar incisivo moderada onde 98,8% acertaram o diagnóstico. Enquanto o acerto predominante em relação ao tratamento foi de 92,8%, em que optaram por restauração direta com resina composta ou CIV. A HMI permanece ainda relativamente subdiagnosticada e de etiologia não totalmente definida, tornando o diagnóstico e tratamento na infância mais dificultado. Percebeu-se que os discentes ainda possuem dificuldade no diagnóstico diferencial e na escolha da melhor opção terapêutica, assim, novas pesquisas são necessárias para estimular e difundir o conhecimento dentre os cirurgiões-dentistas desde sua formação acadêmica, com o objetivo de melhorar o prognóstico desses pacientes infantis.

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Published

2024-02-22

How to Cite

MARINHO, R. B. V.; VASCONCELOS, R. B.; AGUIAR, L. P. Conhecimento dos acadêmicos a cerca do diagnóstico e tratamento precoce da HMI na infância. Journal Archives of Health, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 220–246, 2024. DOI: 10.46919/archv5n1-020. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/1578. Acesso em: 14 apr. 2024.