Elementos estruturais do Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) para o ensino em enfermagem: revisão integrativa

Authors

  • Lucas Henrique de Rosso
  • Maria da Graça Oliveira Crossetti
  • Carolina Giordani da Silva
  • Janaína Prates
  • Bárbara Potzik
  • Vinícius Ruduit Ramos

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv4n4-007

Keywords:

avaliação educacional, competência clínica, enfermagem, ensino, simulação

Abstract

O Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) é considerado um método para a avaliação de competências clínicas, o qual é realizado de forma planeja, organizada e estruturada tendo em vista a objetividade do exame. A produção de pesquisas utilizando o OSCE com acadêmicos de enfermagem encontra-se em processo de desenvolvimento e aprimoramento o que demonstra a importância de analisar os resultados que o exame está proporcionando. Assim, este estudo tem como objetivo identificar os elementos estruturais do OSCE para a sua operacionalização no ensino em enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados CINAHL, PubMed/MEDLINE, SciELO, Scopus e Web of Science, no período de 1990 a 2021, utilizando descritores controlados e não controlados, o que resultou em uma amostra final de 15 artigos. Os elementos estruturais do OSCE identificados foram: organização geral, informações antes de adentrarem ao exame ou briefing, estações (escrita e/ou prática), caso clínico, tarefa a ser realizada, tempo padrão, mediador, sinalizador de tempo, paciente padronizado ou manequins simulados, examinador, checklist (lista de verificação), questionário autoaplicado, feedback ou debriefing e filmagem do cenário. Os resultados permitiram conhecer os recursos materiais e humanos necessários para a operacionalização do exame, os quais podem subsidiar docentes e pesquisadores da área da enfermagem, de forma clara e objetiva, na implementação deste método de avaliação de competência clínica por meio de ambiente simulado com intuito de formar enfermeiros críticos, reflexivos, generalistas e humanísticos, capazes de atuarem de modo a atender às reais e potenciais necessidades da população.

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Published

2023-10-30

How to Cite

DE ROSSO, L. H.; CROSSETTI, M. da G. O.; DA SILVA, C. G.; PRATES, J.; POTZIK, B.; RAMOS, V. R. Elementos estruturais do Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) para o ensino em enfermagem: revisão integrativa. Journal Archives of Health, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 1171–1186, 2023. DOI: 10.46919/archv4n4-007. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/1443. Acesso em: 22 apr. 2024.

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