Elementos estruturais do Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) para o ensino em enfermagem: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.46919/archv4n4-007Keywords:
avaliação educacional, competência clínica, enfermagem, ensino, simulaçãoAbstract
O Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) é considerado um método para a avaliação de competências clínicas, o qual é realizado de forma planeja, organizada e estruturada tendo em vista a objetividade do exame. A produção de pesquisas utilizando o OSCE com acadêmicos de enfermagem encontra-se em processo de desenvolvimento e aprimoramento o que demonstra a importância de analisar os resultados que o exame está proporcionando. Assim, este estudo tem como objetivo identificar os elementos estruturais do OSCE para a sua operacionalização no ensino em enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados CINAHL, PubMed/MEDLINE, SciELO, Scopus e Web of Science, no período de 1990 a 2021, utilizando descritores controlados e não controlados, o que resultou em uma amostra final de 15 artigos. Os elementos estruturais do OSCE identificados foram: organização geral, informações antes de adentrarem ao exame ou briefing, estações (escrita e/ou prática), caso clínico, tarefa a ser realizada, tempo padrão, mediador, sinalizador de tempo, paciente padronizado ou manequins simulados, examinador, checklist (lista de verificação), questionário autoaplicado, feedback ou debriefing e filmagem do cenário. Os resultados permitiram conhecer os recursos materiais e humanos necessários para a operacionalização do exame, os quais podem subsidiar docentes e pesquisadores da área da enfermagem, de forma clara e objetiva, na implementação deste método de avaliação de competência clínica por meio de ambiente simulado com intuito de formar enfermeiros críticos, reflexivos, generalistas e humanísticos, capazes de atuarem de modo a atender às reais e potenciais necessidades da população.
References
Oliveira SN, Prado ML, Kempfer SS. Use of simulations in nursing education: an integrative review. REME. 2014;18(2):487-504. doi: 10.5935/1415-2762.20140036
Costa JGF, Aguiar ARC, Araújo ALLS, Basílio ABS, Costa RRO, Melo PD et al. Current practices of health education: reflections on the implementation of a simulation center in a private university. Rev. bras. pesqui. saúde. [periodic internet]. 2013 Jul/Sep; [cited 2021 set 10]; 15(3):85-90. Available from: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/6330/4664.
Costa RRO, Medeiros SM, Martins JCA, Menezes RMP, Araújo MS. The use of simulation in the context of health and nursing education: an academic reflection. Espaç. saúde. 2015;16(1):59-65. doi: 10.22421/15177130-2015v16n1p59
Souza RG. Atributos fundamentais dos procedimentos de avaliação. In: Tibério FLC et al. Avaliação prática de habilidades em Medicina. São Paulo: Editora Atheneu; 2012:2-11.
Panúncio-Pinto MP, Troncon LEA. Student assessment – general aspects. Medicina (Ribeirão Preto) [periodic internet]. 2014; [cited 2021 set 10]; 47(3):314-23. Available from: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86684/89705.
Harden RM. What is an OSCE?. J Medical teacher. 1988;10(1):19-22. doi: 10.3109/01421598809019321
Harden RM, Gleeson FA. Assessment of clinical competence using an objective structured clinical examination (OSCE). J. Med. Educ. Train.1979;13(1):39-54. doi: 10.1111/medu.12801
Araújo JNM, Fernandes APNL, Costa RA, Ferreira Júnior MA, Carvalho DPSRP, Vitor AF. Evaluation of nursing students about the objective structured clinical examination. Rev. eletrônica enferm. 2015;17(3):1-9. doi: 10.5216/ree.v17i3.33288
Alinier G. Nursing students’ and lecturers’ perspectives of objective structured clinical examination incorporating simulation. Nurse Educ Today. 2003;23(6):419-26. doi: 10.1016/S0260-6917(03)00044-3
Zhu X, Yang L, Lin P, Lu G, Xia N, Yang S et al. Assessing Nursing Students’ Clinical Competencies Using a Problem-Focused Objective Structured Clinical Examination. West J Nurs Res. 2017;39(3):388-99. doi: 10.1177/0193945916667727
Mazzoni CJ, Moraes MAAA. A avaliação prática estruturada de habilidades clínicas na Famema: fundamentos para construção e aplicação. Gestão Univ. [periódico na Internet]. 2006 Jun; [citado 2021 set 12]; 99. Disponível em: http://gestaouniversitaria.com.br/artigos/a-avaliacao-pratica-estruturada-de-habilidades-clinicas-na-famema-fundamentos-para-construcao-e-aplicacao.
Galato D, Alano GM, França TF, Vieira AC. Exame clínico objetivo estruturado (ECOE): uma experiência de ensino por meio de simulação do atendimento farmacêutico. Interface comun. saúde educ. 2010;15(36):309-19. doi: 10.1590/S1414-32832010005000032
Medeiros SB, Pereira CDFD, Tourinho FSV, Fernandes LGG, Santos VEP. Objective structured clinical examinations: reflections from a nursing perspective. Cogitare enferm. 2014;19(1):170-3. doi: 10.5380/ce.v19i1.35977.
COOPER, H.M. Interating research: A guide for literature reviews. 2.ed. Newbury Park. Sage, 1989.
Stillwell SB, Fineout-Overholt E, Melnyk BM, Williamson K. Evidence-Based Practice, Step by Step: searching for the evidence. Am J Nurs. 2010;110(5):41-47. doi: 10.1097/01.NAJ.0000372071.24134.7e
Barratt J. A focus group study of the use of video-recorded simulated objective structured clinical examinations in nurse practitioner education. Nurse Educ Pract. 2010;10(3):170-5. doi: 10.1016/j.nepr.2009.06.004
Claramita M, Tuah R, Riskione P, Prabandari YS, Effendy C. Comparison of communication skills between trained and untrained students using a culturally sensitive nurse–client communication guideline in Indonesia. Nurse Educ Today. 2016;36:236-41. doi: 10.1016/j.nedt.2015.10.022
Selim AA, Ramadan FH, El-Gueneidy MM, Gaafer MM. Using Objective Structured Clinical Examination (OSCE) in undergraduate psychiatric nursing education: is it reliable and valid?. Nurse Educ Today. 2012;32(3):283-8. doi: 10.1016/j.nedt.2011.04.006
Bagnasco A, Tolotti A, Pagnucci N, Torre G, Timmins F, Aleo G et al. How to maintain equity and objectivity in assessing the communication skills in a large group of student nurses during a long examination session, using the Objective Structured Clinical Examination (OSCE). Nurse Educ Today. 2016;38:54-60. doi: 10.1016/j.nedt.2015.11.034
Miranda RPR, Chaves ECL, Lima RS, Braga CG, Simões IAR, Fava SMCL et al. The effectiveness of a simulated scenario to teach nursing students how to perform a bed bath: A randomized clinical trial. Nurse Educ Today. 2017;57:17-23. doi: 10.1016/j.nedt.2017.06.008
Merriman CD, Stayt LC, Ricketts B. Comparing the effectiveness of clinical simulation versus didactic methods to teach undergraduate adult nursing students to recognize and assess the deteriorating patient. Clin Simul Nurs. 2014;10(3):e119-27. doi: 10.1016/j.ecns.2013.09.004
Zarifsanaiey N, Amini M, Saadat F. A comparison of educational strategies for the acquisition of nursing student’s performance and critical thinking: simulation-based training vs. integrated training (simulation and critical thinking strategies). BMC Med Educ [periodic internet]. 2016 nov; [cited 2021 out 28]; 16(1):294. Available from: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-016-0812-0.
Bornais JA, Raiger JE, Krahn RE, El-Masri MM. Evaluating undergraduate nursing students' learning using standardized patients. J. prof. nurs. 2012;28(5):291-6. doi: 10.1016/j.profnurs.2012.02.001
Saunders A, Say R, Visentin D, McCann D. Evaluation of a collaborative testing approach to objective structured clinical examination (OSCE) in undergraduate nurse education: A survey study. Nurse Educ Pract. 2019;35:111-16. doi: 10.1016/j.nepr.2019.01.009
Shen L, Zeng H, Jin X, Yang J, Shang S, Zhang Y. An Innovative Evaluation in Fundamental Nursing Curriculum for Novice Nursing Students: An Observational Research. J Prof Nurs. 2018; 34(5). doi: 10.1016/j.profnurs.2018.05.002
Lee KC, Yu CC, Hsieh PL, Li CC, Chao YFC. Situated teaching improves empathy learning of the students in a BSN program: A quasi-experimental study. Nurse Educ Today. 2018;64:138-43. doi: 10.1016/j.nedt.2018.02.013
Raurell-Torredá M, Romero-Collado A, Bonmatí-Tomás A, Olivet-Pujol J, Baltasar-Bagué A et al. Objective Structured Clinical Examination: An Assessment Method for Academic-Practice Partnerships. Clinical Simulations in Nursing. 2018;19:8-16. doi: 10.1016/j.ecns.2017.11.001
Stockmann C, Diaz DA, Murphy D, Dever K, Marchini M, Huffman-Frazee J et al. Development of a Mental Health Objective Structured Clinical Examination (OSCE): A Pilot Study. Simul Gaming. 2019;50(4):448-460. doi: 10.1177/1046878119866878
Lee KC, Ho CH, Yu CC, Chao YF. The development of a six-station OSCE for evaluating the clinical competency of the student nurses before graduation: A validity and reliability analysis. Nurse Educ Today. 2019;84:1-5. doi: 10.1016/j.nedt.2019.104247
García-Mayor S, Quemada-Gonzáles C, León-Campos A, Kaknani-Uttumchandani S, Gutiérrez-Rodrígues L, Carmona-Segovia AM et al. Nursing students’ perceptions on the use of clinical simulation in psychiatric and mental health nursing by means of objective structured clinical examination. Nurse Educ Today. 2021;100. doi: 10.1016/j.nedt.2021.104866