Portfólio como estratégia de ensino-aprendizagem em enfermagem: benefícios na graduação

Authors

  • Tess de Oliveira Szapszay
  • Gabriela Kereski Nor
  • Luísa Veber Reis
  • Charel de Matos Neves
  • Martina Madalena Pedroso
  • Louisiana Carolina Ferreira de Meireles
  • Lucas Henrique de Rosso
  • Carolina Caruccio Montanari

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv4n2-024

Keywords:

enfermagem, ensino, educação em enfermagem

Abstract

Introdução: O portfólio é uma metodologia de ensino e aprendizagem ativa que reúne os trabalhos realizados durante uma disciplina, visando desenvolver a criticidade e reflexão a partir da prática. Baseado na comunicação dialógica, promove a autonomia e tomada de decisão do estudante, devido ser uma ferramenta estruturada que permite observar os desafios da prática da área de atuação com a capacidade de transformar a dinâmica de aprendizagem. No entanto, evidencia-se a carência de literatura científica que descrevem sua utilização no ensino de Enfermagem. Objetivo: Relatar o uso do portfólio como estratégia de ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. Métodos: Trata-se de um relato de experiência sobre o uso do portfólio na Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento como instrumento avaliativo. A metodologia foi utilizada em duas disciplinas: Assistência de Enfermagem Materno-Infantil e Assistência de Enfermagem ao Paciente Cirúrgico. Em ambas as disciplinas, foi solicitado a construção de portfólios para registro e reflexão sobre as competências trabalhadas em atividades práticas no hospital. Os estudantes receberam as orientações sobre o uso da metodologia em sala de aula e roteiro com pontos a serem observados na prática. Resultados: Na experiência realizada no segundo semestre de 2021, 12 alunos da disciplina assistência de enfermagem materno-infantil e 25 da disciplina de assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico foram divididos em grupos de até seis integrantes e realizaram cerca de cinco aulas práticas no hospital em diferentes unidades. Os alunos fizeram observações e registros individualmente a cada dia de prática e entregaram portfólios completos ao final das disciplinas, que foram avaliados e compuseram parte da nota final das disciplinas. Os softwares mais utilizados foram o Microsoft Word e o Canva. A maioria dos estudantes entregou trabalhos de alta qualidade e demonstrou grande dedicação e criatividade, com reflexões críticas e pontos a serem aperfeiçoados. Conclusão: O portfólio mostrou-se uma ferramenta pedagógica eficiente para o desenvolvimento de competências profissionais dos estudantes de Enfermagem. Esta metodologia contribuiu para que os estudantes direcionassem sua atenção a pontos específicos das áreas práticas, sendo reflexivos e críticos diante das suas vivências. Além disso, trata-se de uma ferramenta de fácil aplicabilidade e que possibilita ao docente o acompanhamento do desenvolvimento dos seus objetivos  de aprendizagem  nas disciplinas específicas da Enfermagem.

References

AKRAM H, Abdelrady AH, Al-Adwan AS, Ramzan M. Teachers' Perceptions of Technology Integration in Teaching-Learning Practices: A Systematic Review. Front Psychol. 2022 Jun 6;13:920317.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2012.

BUCKLEY S, Coleman J, Davison I, Khan KS, Zamora J, Malick S, Morley D, Pollard D, Ashcroft T, Popovic C, Sayers J. The educational effects of portfolios on undergraduate student learning: a Best Evidence Medical Education (BEME) systematic review. BEME Guide No. 11. Med Teach. 2009 Apr;31(4):282-98.

COSTA, Márcia Rosa; Dahmer, Alessandra; Zago, Ricardo Flores; Paz, Adriana Aparecida; de Souza, Aline Corrêa; Montanari, Carolina Caruccio; Mattos, Luciana Bisio; Pinto, Maria Eugênia Bresolin. Sistema Fólio da UNA-SUS/UFCSPA: a evolução de um portfólio reflexivo para educação a distância. Práticas inovadoras da Rede UNA-SUS: tecnologias e estratégias pedagógicas para a promoção da Educação Permanente em Saúde / organizadores: Manoel Barral-Netto et al. – Porto Alegre : Ed. da UFCSPA, 2018.

COSTA, M. A., dos Santos, N. B., Navarro Vasconcellos, M. das M., & Lopes, R. M. (2018). O portfólio na formação em saúde: limites e possibilidades em uma experiência de educação a distância. Revista Brasileira De Pesquisa Em Saúde/Brazilian Journal of Health Research, 20(2), 54–63. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/21232

COTTA RMM, Costa GD, Mendonça ET. Portfólio reflexivo: uma proposta de ensino e aprendizagem orientada por competências. Cienc Saude Colet. 2013.

CRISOL-MOYA E, Romero-López MA, Caurcel-Cara MJ. Active Methodologies in Higher Education: Perception and Opinion as Evaluated by Professors and Their Students in the Teaching-Learning Process. Front Psychol. 2020 Aug 4;11:1703.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Disponível em: <https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Pedagogia-da-Autonomia-Paulo-Freire.pdf>.

MARQUES, Lumaira Maria Nascimento Silva da Rocha. As metodologias ativas como estratégias para desenvolver a educação em valores na graduação em enfermagem. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 22, n.3, 2018.

MITRE, S. M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, supl. 2, p. 2133-2144, dez. 2008.

Downloads

Published

2023-07-06

How to Cite

SZAPSZAY, T. de O.; NOR, G. K.; REIS, L. V.; NEVES, C. de M.; PEDROSO, M. M.; DE MEIRELES, L. C. F.; DE ROSSO, L. H.; MONTANARI, C. C. Portfólio como estratégia de ensino-aprendizagem em enfermagem: benefícios na graduação . Journal Archives of Health, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 627–637, 2023. DOI: 10.46919/archv4n2-024. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/1369. Acesso em: 25 jun. 2024.

Most read articles by the same author(s)