Roteiro para alunos de graduação e pós-graduação de caracterização mecânica e física de fibras vegetais da Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.46919/archv4n2-016Keywords:
fibras vegetais, Amazônia, roteiro de caracterizaçãoAbstract
Este artigo faz parte de uma pesquisa que está sendo desenvolvida por alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação da faculdade de engenharia mecânica da Universidade Federal do Pará, sob orientação do professor doutor Roberto Tetsuo Fujiyama. O Trabalho mostra um roteiro para caracterização de fibras vegetais da Amazônia. As fibras de bambu, sisal e curauá, utilizadas no trabalho foram adquiridas no comércio local de Belém, com exceção das fibras de bambu que foram extraídas manualmente. As fibras foram caracterizadas fisicamente através de microscópio óptico e picnometria, determinando os comprimentos, diâmetros, massa específica e teor de umidade; Sendo depois, as fibras caracterizadas mecanicamente por ensaio de tração, determinando a resistência a tração e alongamento das fibras. Foram apresentados os resultados encontrados da caracterização das fibras, e comparados com os resultados encontrados na literatura; confirmando assim a eficiência do roteiro de caracterização de fibras vegetais da Amazônia utilizado neste trabalho.
References
SANADI, A. R. In Low Environmental Impact Polymer; TRUCKER, N. and JOHNSON, M. (Edt.), RAPRA Technology Ltd, 2004.
FRANK, R. R. Bast and other fibers, Woodhead Publishing, 2005. DOI: https://doi.org/10.1533/9781845690618
SAIN, M. PANTHAPULAKKAL, S. In Green Fibre Thermoplastic Composites, Baillie C (Edt.) Cambridge:, 2004. DOI: https://doi.org/10.1201/9781439823408.ch9
LEÃO, M. A. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Fibras de Licuri: Um reforço alternativo de compósitos poliméricos, 2008. 109 p., Dissertação (Mestrado).