Formação docente e recursos humanos x inclusão escolar: a realidade de uma escola da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo/ RS

Authors

  • Eduardo Geller de Brida
  • André Kristoschek Sperling
  • Bianca Simões Flores
  • Elisângela Vargas de Mello
  • João Gabriel Ilha
  • Lucas Gracioli de Lima
  • Pedro Henrique Carlesso
  • Tiago Darold Cruz

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv4n1-024

Keywords:

políticas educacionais, inclusão escolar, formação docente

Abstract

O presente trabalho aborda a Educação Inclusiva e o impacto gerado pelas políticas públicas na formação docente e recursos humanos de uma Escola Municipal de N.H, tendo como ótica de observação as aulas de Educação Física. Objetiva-se identificar como era a realidade da escola no período da implementação da Lei nº 9.394/96 (LDB), e desta forma, contextualizar os acontecimentos com a realidade atual de inclusão. O estudo adotou o paradigma qualitativo com o objetivo observacional descritivo, utilizando como delineamento metodológico o estudo de caso, tendo como sujeitos de estudo alunos, ex-alunos, responsáveis e membros da escola. Para a coleta dos dados, foi realizada a observação direta na escola, entrevistas semiestruturadas, anotações em diário de campo e análise de documentos. Através da análise, evidenciou-se nos resultados que as políticas inclusivas provocaram uma melhora na efetivação dos direitos legais e nas condições das escolas e do ensino. As consequências mais relevantes se referem à atuação conjunta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com o ensino regular e, sobretudo, a viabilização da interação dos alunos nas aulas. Quanto aos recursos humanos e à formação docente, houve um aumento da demanda de recursos voltados para a qualificação profissional e a destinação de auxiliares de ensino para turmas sensíveis, possibilitando um atendimento mais individual nas aulas, o que contribuiu para o processo. Desta forma, conclui-se que apesar da distância entre a realidade atual e o que fora idealizado pelas políticas, elas podem ser consideradas efetivas no que se propuseram, tendo em vista as grandes mudanças constatadas.

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Published

2023-03-22

How to Cite

DE BRIDA, E. G.; SPERLING, A. K.; FLORES, B. S.; DE MELLO, E. V.; ILHA, J. G.; DE LIMA, L. G.; CARLESSO, P. H.; CRUZ, T. D. Formação docente e recursos humanos x inclusão escolar: a realidade de uma escola da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo/ RS. Journal Archives of Health, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 274–288, 2023. DOI: 10.46919/archv4n1-024. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/1296. Acesso em: 1 dec. 2023.

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