Gestão da qualidade nas organizações desportivas, estudo de caso do Clube Naval de Cascais

Authors

  • Jean Jarrierr Medeiros Souto

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv4n1-009

Keywords:

gestão do desporto, gestão da qualidade, organização desportiva

Abstract

O desenvolvimento da economia e o crescimento do poder aquisitivo de uma parcela da população brasileira abriu um cenário de grande competição no mercado. Com os grandes eventos desportivos, maior diversificação de produtos e serviços, a concorrência externa e a maior consciência do consumidor, o setor desportivo precisa estar cada vez mais alinhado com os requisitos da qualidade. Ser economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa é a proposta para as Organizações Desportivas se integrarem ao modelo de desenvolvimento sustentável. Gestão da qualidade é um conceito muito utilizado no meio industrial e ganha espaço no segmento do desporto como uma questão intemporal, parte dos valores do ser humano desde a família. Torna-se tema essencial no ambiente da gestão do desporto onde fidelizar e conquistar novos mercados é questão crucial para o sucesso das organizações. Conhecer se a busca pela excelência em organizações desportivas tem como consequência a criação de valor na sua base de ativos (patrocinadores, governo, federações desportivas, sócios e famílias) é a proposta deste trabalho. A construção de valor da marca através da gestão da qualidade em seus processos possui como reconhecida ferramenta a norma internacional de qualidade ISO 9001. Analisar a gestão da qualidade no Clube Naval de Cascais através da norma brasileira da série ISO (NBR ISO 9001:2008) é o objetivo deste estudo de caso, saber qual a situação atual. O método utilizado foi de entrevista semiestruturada com a representante da direção do Clube, seguida de visita às instalações. Conclui-se que na ausência de Sistema de Gestão implementado ou certificado, a opção estratégica pela gestão da qualidade no Clube Naval de Cascais é presente e atraiu novos parceiros comerciais, abriu o mercado global e trouxe importantes parcerias com o governo local. Com base nesta análise é apresentado, em lista de verificação da norma, um modelo de Relatório de Auditoria Interna capaz de auxiliar o processo de introdução do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) através do autodiagnóstico e da análise da concorrência.

References

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Published

2023-02-03

How to Cite

SOUTO, J. J. M. Gestão da qualidade nas organizações desportivas, estudo de caso do Clube Naval de Cascais. Journal Archives of Health, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 87–90, 2023. DOI: 10.46919/archv4n1-009. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/1253. Acesso em: 17 jun. 2024.