A percepção dos estudantes do PET-SAÚDE sobre a importância do apoio familiar e do parceiro durante a gravidez na adolescência: relato de experiência

Authors

  • Jaine de Oliveira e Silva
  • Marcos Rayone de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.46919/archv4n1-006

Keywords:

gravidez na adolescência, violência, família

Abstract

A percepção dos estudantes sobre como a gravidez na adolescência tem impacto nas questões familiares e sociais na comunidade. Objetivo de intervenção: visitas domiciliares por discentes participantes do programa de educação pelo trabalho ( PET SAÚDE/ UESPI) no território de abrangência da Unidade básica de saúde (UBS) entre os meses de setembro a novembro de 2014.Metodologia: trata-se de um relato de experiencia a partir de visitas domiciliares e aplicação de questionário estruturado para adolescentes grávidas e puérperas no município de Teresina-PI. O apoio familiar, a presença do parceiro e as perspectivas de futuro foram questionados na intervenção. Resultados: Percebeu-se que os atores envolvidos eram residentes de locais carentes e de difícil acesso. As uniões conjugais eram precoces. Que a violência psicológica era comum, praticada tanto pelo companheiro, quanto pelos familiares. Além disso, as entrevistadas não contribuíam com a renda familiar. Conclusão: a situação das jovens entrevistadas era propensa a condições de risco social. O pessimismo associado à falta de perspectiva , principalmente ao estudo e ao trabalho, gerava um maior sentimento de menos valia e de menos apego ao filho. Dessa forma, a participação da família e do parceiro são essenciais no processo de desenvolvimento de uma gravidez saudável e na perspectiva de futuro de jovens adolescentes.

Downloads

Published

2023-01-31

How to Cite

E SILVA, J. de O.; DE FREITAS, M. R. A percepção dos estudantes do PET-SAÚDE sobre a importância do apoio familiar e do parceiro durante a gravidez na adolescência: relato de experiência. Journal Archives of Health, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 56, 2023. DOI: 10.46919/archv4n1-006. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/ah/article/view/1250. Acesso em: 14 jun. 2024.