O apoio pedagógico por meio de Kits junto à crianças oncológicas ambulatoriais
Educational support through Kits for oncologic outpatient children
DOI:
https://doi.org/10.46919/archv3n5-002Keywords:
criança, Câncer, ambiente facilitador, aprendizagem significativa, apoio pedagógicoAbstract
A criança, vista como um ser que cresce, se desenvolve, pensa e aprende é a concepção que guiou as ações de professoras que atuaram junto às crianças oncológicas do Ambulatório Onco-pediátrico da Faculdade de Medicina do ABC e da Casa Ronald McDonald do ABC. Foi também uma das preocupações arranjar um ambiente de aprendizagem sem muitas tensões, mas que fosse estimulante para as crianças. As professoras ofereceram sua empatia, proximidade e flexibilidade aos alunos, orientando seu aprendizado. O ambiente facilitador é base para que ocorra uma aprendizagem significativa e que promova um sentido à vida das crianças. As experiências educativas assim desenvolvidas tiveram como marco teórico o modelo sócio-interacionista, uma vez que o ensino na Zona de Desenvolvimento Proximal reflete um conceito adequado ao processo de desenvolvimento da criança. Esse trabalho apresenta a experiência do Apoio Pedagógico que utilizou de kits-pedagógicos desenvolvidos especificamente para essa população flutuante e itinerante, também com a intenção de captar as possibilidades de desenvolvimento da criança. As autoras descrevem o desenvolvimento gradativo do espaço de trabalho com o Apoio Pedagógico, uma forma de manter o vínculo com a aprendizagem, uma vez que muitas crianças doentes acabam deixando de frequentar a escola. Apresentamos a intervenção por meio do kit-pedagógico “Relevo” e ao final discute-se a avaliação desse procedimento e sua relação com a aprendizagem das crianças com câncer.